A Volkswagen revelou os novos Golf e Golf Variant há algum tempo. Agora, chegou a vez da linha “R” ser apresentada. Após uma prévia no início deste mês, os novos modelos combinam desempenho, estilo e novas tecnologias.
Tal como o Golf GTI, o topo de linha “R” tem uma nova dianteira, com faróis simplificados interligados por uma barra em led e um logo iluminado da Volkswagen. Aliado a isso está um novo para-choque, que ficou ainda mais agressivo.
Indo para a lateral, o modelo traz espelhos cromados e foscos, saias laterais esportivas e rodas de 18 ou 19 polegadas. Há ainda novas lanternas traseiras, bem como um difusor preto brilhante e quatro saídas de escape, que, segundo a VW, foi “desenvolvido para melhorar ainda mais a acústica e a sensação de automobilismo”.
Para proprietários que buscam uma aparência ainda mais esportiva, há rodas de liga leve forjadas Warmenau de 19 polegadas, que pesam apenas 8 kg cada. Isso as torna 20% mais leves que as tradicionais e seu design é aberto, feito para melhorar o resfriamento dos freios. Além disso, o novo VW Golf R também traz alguns outros opcionais, como escapamento de titânio AKrapovič, faróis matriz led IQ.LIGHT aprimorados e novas lanternas traseiras 3D led com função de flash dinâmico.
Porém, o maior “item” opcional é o Golf R Black Edition, que vem de série com faróis escurecidos, logotipos escuros e uma variedade de elementos pretos, incluindo rodas, pinças de freio e pontas de escape. A versão Black Edition também vem de fábrica com o pacote Performance.
Por dentro, as atualizações continuam, já que o Golf R possui uma nova tela de infoentretenimento de 12,9 polegadas com sistema aprimorado. O painel também recebeu atualizações nos controles climáticos e um volante com botões “otimizados”. Há também um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas, além de um medidor de força G e cronômetro em modelos equipados com pacote Performance.
O destaque para o interior fica para o novo assistente de voz e o acesso ao sistema de inteligência artificial ChatGTP. Além disso, há outras atualizações visuais, como bancos esportivos, acabamentos falsos em fibra de carbono e sistema de iluminação ambiente de 30 cores.
Mecanicamente, o novo Golf R está equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que foi atualizado para gerar 333 cv e 42,8 kgfm. Um aumento de 13 cv em relação ao antecessor, se equiparando a potência da edição limitada Golf R 333 Limited Edition.
Acoplado ao motor, está uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas e um sistema de tração integral 4Motion, com tecnologia de vetorizadas de torque. Isso permite os modelos irem de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Com o pacote Performance, os modelos podem atingir uma velocidade máxima de até 270 km/h.
Vinda ao Brasil
A Volkswagen afirmou que o Golf está em estudos e pode retornar ao mercado brasileiro em breve, porém não há nenhuma data definida.
Atualmente, seus principais concorrentes seriam os esportivos Toyota GR Corolla e Civic Type R. Portanto, a versão GTI é a mais provável de pintar por aqui. Os preços ainda não foram divulgados pela marca.