Desde que o primeiro logotipo da Volkswagen foi criado, em 1937, ele mudou de forma, perdeu referências nazistas, mas sempre manteve uma característica imutável — até agora.
A oitava geração do Golf será responsável por estrear a 11ª versão do círculo com o VW dentro, mas pela primeira vez, as pernas do W não encostam na borda interior do logotipo. A informação foi antecipada com exclusividade pelo site Carscoops.
Pode parecer um detalhe pequeno, mas é uma mudança marcante em uma marca que é conservadora até na hora de rejuvenescer seu símbolo.
A atualização de 2013, por exemplo, apenas deu um aspecto tridimensional ao logotipo, sem grandes alterações em seu formado.
A última vez que o símbolo havia mudado tanto foi justamente em sua primeira mudança, em 1939. Na ocasião as linhas que remetiam à suástica nazista foram retiradas, deixando apenas o “V” e “W” dentro de uma engrenagem.
A troca do logotipo em outros modelos irá ocorrer gradualmente após o lançamento do Golf — que atrasou e não será mais apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro.