Novo Ford Explorer muda por fora, mas é por dentro que realmente melhora
Apesar dos retoques na dianteira e traseira, SUV grande da Ford muda mais por dentro, onde ganha mais telas e recursos tecnológicos
Quase cinco anos após o lançamento da sexta geração do Ford Explorer, em 2019, um novo facelift de meia-vida foi revelado para a sua linha 2025. O SUV de tamanho grande, que já é um dos mais populares em sua classe nos Estados Unidos, recebe uma atualização significativa com foco no interior (mas sem esquecer o lado de fora)
As mudanças exteriores chamam atenção por uma dianteira renovada, apresentando uma grade redesenhada, mantendo o tamanho farto mas mudando seu contorno e a malha da grelha. Os faróis de leds mudaram, principalmente, no arranjo interno da peça, enquanto os faróis de neblina são novos, mais discretos e, dessa forma, interagem com um para-choque também inédito.
O carro mantém características basais do Explorer anterior, mas as lanternas traseiras exibem um design mais nítido, com uma extensão horizontal pela tampa do porta-malas que se liga à régua no meio da peça. Fora isso, a Ford acrescentou novas opções de pintura, teto preto e novas rodas de 21″.
No interior, o Explorer 2025 teve seu painel completamente redesenhado, proporcionando mais espaço para os ocupantes da frente. Destacando-se no centro, está uma nova multimídia flutuante de 13,2″, complementada por um quadro de instrumentos digital de 12,3″. Os comandos se sincronizam ao ecossistema do Google e podem ser operados por comandos de voz, mas também há compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio à Amazon Alexa.
O novo Explorer 2025 vem fábrica com o sistema BlueCruise da Ford, que possibilita a condução autônoma na estrada. Disponível por meio de assinatura anual de até US$ 800, o BlueCruise é capaz de manter o utilitário na faixa, realizar curvas e até ultrapassar outros carros de maneira automática.
Apesar das atualizações visuais e tecnológicas, o motor do Explorer teve mudanças mínimas: o modelo mantém os motores EcoBoost 2.3 e V6 3.0 litros, ambos turbinados e acompanhados do câmbio automático de 10 velocidades. A tração traseira é padrão, com tração nas quatro rodas oferecida como opção. A variante Explorer Hybrid foi descontinuada, indicando manobra estratégica para o Explorer elétrico, que está a caminho.
Prevê-se que o Ford Explorer 2025 chegue às concessionárias dos EUA no segundo trimestre do ano, com pedidos já em andamento. O preço inicial, incluindo despesas de destino, é de US$ 41.220 (R$ 204.941). O aumento de US$ 765 em relação ao modelo anterior é justificado também pelos aprimoramentos em detalhes como bancos dianteiros aquecidos, entre outros citados.