Novo Defender OCTA tem V8 da BMW para ser o mais extremo da história
Versão tem preparação especial para a carroceria, suspensão e ainda um motor biturbo eletrificado que chega aos 635 cv
O Land Rover Defender ganhou sua versão mais luxuosa, extrema e potente. Baseada na carroceria 110, o Defender OCTA combina o alto desempenho de um motor V8 da BMW com uma série de equipamentos usados pela primeira vez no SUV.
Começando pelo motor, a Land Rover usou o que melhor tinha para oferecer: o V8 4.4 biturbo fornecido pela BMW, que com a ajuda de um sistema elétrico de 48 volts, entrega até 635 cv e 76,5 kgfm. Porém, o torque pode chegar ao máximo de 81,6 kgfm, quando o modo Dynamic Launch for ativado.
O câmbio automático de oito marchas é o responsável pela tração 4×4. Com esse conjunto o Defender OCTA acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 s, o que é muito bom para um SUV desse tamanho, além de chegar até 250 km/h de máxima.
Mas é na terra que o jipão brilha mais. As rodas de 22’’ podem ser calçadas com novos pneus de 33’’ de diâmetro, os maiores já vistos em um Defender. Isso obrigou a montadora a alargar as caixas de roda.
O Defender traz amortecedores adaptativos e um conjunto de suspensão de duplo A com tecnologia 6D Dynamics, que altera a sua geometria automaticamente de acordo com o terreno. Já os freios Brembo são exclusivos dessa versão, com 400 mm à frente, com pinças de seis pistões, e de 365 mm atrás com pinças de um pistão.
Na dianteira, a nova grade permite que o ar circule melhor para a parte interna do capô. Já na traseira, há um novo escapamento que abriga as quatro saídas do novo sistema de escape mais barulhento. E para aguentar o tranco do fora de estrada, a Land Rover instalou um novo cárter frontal feito de liga de alumínio.
Os condutores que quiserem se aventurar por trilhas ainda terão o auxílio do sistema ClearSight Ground View, que torna o capô “transparente” para melhorar a visibilidade. Há ainda os diferentes modos de condução, como o velho conhecido Terrain Response, que pode ser ajustado de acordo com os diferentes terrenos (areia, lama, grama, cascalho, neve e rock crawl).
Por dentro, a pegada é mais luxuosa. A cor predominante é o preto e o material escolhido de fábrica é o couro Burnt Sienna. Os bancos Performance são mais reforçados e integram pela primeira vez a tecnologia de áudio Body and Soul Seat, proporcionando maior imersão aos passageiros. Há ainda head-up display e duas telas, uma de 11,4’’ para o quadro de instrumentos e outra de 12,3’’ para a central multimídia. Para segurança, há sistemas ADAS de nível 2.
O Defender OCTA foi lançado na Europa custando a partir de 207.440 euros (aproximadamente, R$ 1,25 milhão). Acima dele e disponível apenas no primeiro ano de produção, há o Edition One, que acrescenta alguns detalhes mais luxuosos. como os bancos de poliuretano Ultrafabrics de alta resistência e novas rodas de 20’’, mas custa 228.550 euros (R$ 1,37 milhão).