Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Novo Citroën C3 elétrico é lançado mais barato que o 1.0 brasileiro

Com produção local e alívio de impostos do governo indiano, e-C3 é o primeiro elétrico da Citroën voltado para mercados emergentes e é cotado para o Brasil

Por Eduardo Passos
27 fev 2023, 19h58
Novo Citroën e-C3 teve seus preços anunciados na Índia
Novo Citroën e-C3 teve seus preços anunciados na Índia (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

A Stellantis já disse que trará novos carros elétricos ao Brasil, e uma aposta natural é o novo Citroën C3 elétrico. O compacto — que concorreria aqui com o Renault Kwid E-Tech, entre outros — teve seus preços anunciados, e os valores surpreendem.

Por fora, é quase impossível diferenciar a versão elétrica da convencional
Por fora, é quase impossível diferenciar a versão elétrica da convencional (Divulgação/Citroën)

São duas versões, Feel e Live, que chegam por montantes entre 1,15 e 1,24 milhão de rúpias, equivalentes a R$ 72.200 e R$ 78.020, respectivamente. O valor inclui isenção fiscal cedida pelo governo da Índia. Em uma rápida regra de três, a diferença de preços entre o C3 Feel e o e-C3 Feel seria equivalente ao modelo elétrico de topo custar em torno de R$ 130.000 no nosso mercado.

Entre uma versão e outra do Citroën e-C3, as principais mudanças incluem detalhes estéticos como itens cromados no lugar de plásticos foscos, chave presencial e ajuste de altura do banco. Central multimídia de 10,2’’, quatro alto-falantes e volante multifuncional também são exclusividade da versão Feel.

Interior também se manteve quase inalterado
Interior também se manteve quase inalterado (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

O que muda no C3 elétrico?

Em receita semelhante à adotada pela Renault em seu Kwid E-Tech, o C3 a baterias é praticamente indistinguível da variante a combustão — na verdade, ainda mais do que o rival. Para conseguir diferenciar o modelo elétrico Citroën, só reparando na ausência de escapamento, no pack de baterias sob o carro ou no bocal de carregamento, que fica à direita do capô.

Compartilhe essa matéria via:

Internamente, a receita se repete: a grande diferença é a alavanca de câmbio dando lugar ao pequeno seletor de marcha. O painel se mantém idêntico e o criticado quadro de instrumentos apenas muda as informações que exibe. Pelo menos o conta-giros não faz falta em um elétrico.

Continua após a publicidade
Citroën estuda ativamente a viabilidade do carro no Brasil
Citroën estuda ativamente a viabilidade do carro no Brasil (Divulgação/Citroën)

Assunto sensível para um elétrico, o ar-condicionado do e-C3 está tropicalizado: a fabricante diz que adaptou o resfriamento da cabine para o calor indiano, equilibrando capacidade térmica e nível de comprometimento do alcance.

Mecânica do C3 elétrico

Ambas as versões trazem motor síncrono de ímãs permanentes, com 57 cv e 14,6 kgfm. São especificações voltadas para o uso urbano, tanto que o e-C3 tem velocidade máxima de 107 km/h e a aceleração declarada é de 0 a 60 km/h, no qual o modelo marca 6,8 s.

Continua após a publicidade
Posição das baterias deve auxiliar na estabilidade do carro
Posição das baterias deve auxiliar na estabilidade do carro (Divulgação/Citroën)

Entre outros detalhes, o modelo tem suas baterias refrigeradas a ar (ao invés de algum líquido refrigerante). Isso, na prática, faz com que a previsão de autonomia do carro varie mais bruscamente; o alcance declarado, em ciclo MIDC, é de 320 km, provavelmente maior do que a vida real.

Continua após a publicidade
Modelo é feito para ser usado na cidade e mantém apelo jovial
Modelo é feito para ser usado na cidade e mantém apelo jovial (Divulgação/Citroën)

Em corrente contínua, é possível carregar as células de 10% a 80% em cerca de 57 minutos. Na tomada residencial, levá-las de 10% a 100% leva cerca de 10h30. As baterias têm garantia de 7 anos ou 140.000 km, o que vier primeiro. O motor elétrico tem 100.000 km ou 5 anos e o veículo em si tem 3 anos ou 125.000 km

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.