A nova geração do Citroën C3 promoverá uma mudança radical na nossa percepção do modelo.
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Sua primeira geração, fabricada no Brasil entre 2003 e 2020, teve um posicionamento de hatch compacto sofisticado e bem equipado. Nesta segunda geração, porém, retornará ao mercado como um compacto de entrada e com características de SUV, como suspensão elevada e, em algumas versões, molduras nas caixas de roda.
O novo C3 também terá um posicionamento “cool”. Para isso, lançará mão de várias opções de combinações de cores para a carroceria, opções de acabamento interno e muitos acessórios. Não custa lembrar que essa estratégia foi usada em 2010 para lançar a segunda geração do Fiat Uno (que saiu de linha em dezembro).
Nos dois casos, a intenção é a mesma: encantar um público jovem para um carro de entrada tecnicamente tão simples quanto seus pares. Por sinal, os dois têm carroceria mais alta numa forma de melhorar a percepção de espaço interno. E a Stellantis confia na estratégia, pois cogita ampliar a capacidade da fábrica de Porto Real (RJ).
A Citroën não detalhou todas as cores do novo C3 2023, mas disse que terá 13 combinações de cores graças ao uso de tetos pintados de branco e preto. É possível esperar pelo menos cinco opções de cores para a carroceria, entre elas a chamada “Spring Blue” e a “Cinza Artense”.
O painel, por sua vez, poderá ter faixa central azul ou cinza. A fabricante também fala em acessórios. No total, terá mais de 150 combinações entre versões, cores e acessórios, promete a Citroën.
Faróis e lanternas de led
Enquanto a Citroën prepara o terreno para o lançamento do novo C3, previsto para abril, a Arteb divulgou detalhes dos exóticos faróis das lanternas que equipam o novo compacto altinho.
Fornecedora dos componentes, ela explicou que o modelo terá versões com faróis e lanternas iluminados por lâmpadas convencionais e com leds. Isso estaria relacionado às versões: as mais caras serão estarão equipadas com elementos de cores contrastantes na carroceria e plásticos na base das portas.
A Arteb ainda adianta que, embora os faróis pareçam ser duas peças independentes, são uma peça única. Na parte superior estão as setas e as luzes diurnas, enquanto na inferior estão os faróis baixos e altos e outras luzes diurnas de leds.
Motores do Citroën C3 2023
Até o momento, há três versões do Citroën C3 já registradas pela francesa, que fabricará o modelo em Porto Real (RJ): o topo de linha First Edition, a Feel Pack AT e Feel, com câmbio manual. Todas as três usarão o motor 1.6 16v aspirado, com 120 cv e 15,6 kgfm.
Já o Citroën C3 Live – provável versão de entrada –, será equipado com o motor 1.0 6V Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm usado no Argo, Mobi e, em breve, no Cronos. Essa versão de entrada teria conteúdo limitado e nem mesmo faróis de neblina e os vidros elétricos traseiros estariam entre os itens de série.
A propósito, as demais versões terão os comandos dos vidros elétricos traseiros estarão posicionados entre os bancos dianteiros. Assim, quem estiver na frente também poderá acionar eles, dispensando comandos redundantes na porta do motorista. Também não tem ajustes de altura para os cintos ou encosto traseiro rebatível na proporção 60/40.
Desta forma, o novo Citroën C3 terá preços na faixa de R$ 65.000 a R$ 80.000, brigando tanto com as versões mais equipadas do Renault Kwid quanto oferecendo uma alternativa mais barata e com câmbio automático a compactos de outras marcas da Stellantis, como o Argo e o Peugeot 208.
Fotos do Citroën C3 2023