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Este é o novo Citroën C3 que estreia no Brasil no início de 2022

Completamente diferente, tanto em design quanto em mecânica, nova geração do Citroën C3 será fabricada no Brasil a partir de 2022

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 out 2021, 10h07 - Publicado em 16 set 2021, 09h35
Este é o novo Citroën C3 que estreia no Brasil no início de 2022
Luzes diurnas de leds são divididas entre os conjuntos ópticos (Divulgação/Citroën)

Chegou a hora. A nova geração do Citroën C3 foi, enfim, revelada ao mundo. Agora um hatch aventureiro com jeitão de SUV, o compacto teve direito a um evento virtual global, ainda que sua proposta seja voltada para mercados emergentes como Brasil e Índia. Seu lançamento no Brasil será no primeiro trimestre de 2022.

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Esta é a primeira vez na história que o Citroën C3 muda de plataforma. Desde o lançamento, em 2002, até a atual geração vendida na Europa, já com visual aventureiro, o compacto foi baseado na plataforma PF1 – inaugurada pelo Peugeot 206. Agora, sua plataforma é uma versão simplificada da modular CMP, do novo Peugeot 208.

Foco no design

Não é difícil notar as diferenças na proposta de design desta nova geração do C3, desenvolvida exclusivamente para países emergentes. O hatch compacto estiloso foi transformado em SUV compacto – ou quase isso.

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Lanternas com efeito de profundidade se destacam na traseira (Divulgação/Citroën)
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Há menos formas arredondadas. O capô está mais longo e definido, e a carroceria é mais quadrada e alta. Tão alta quanto a suspensão, diga-se.

Molduras nas caixas de roda e os plásticos pretos na base das portas ajudam a dar a impressão de que o carro é ainda mais alto. Teto de cor contrastante e separado do resto da carroceria por elementos pretos é outro detalhe marcante.

De acordo com o chefe de design da Citroën, Pierre Leclercq, a intenção com essa mudança de silhueta foi realmente dar características de SUV ao carro. Poderia ser considerado um mini-C4 Cactus, mas o novo C3 é até mais alto que ele. Contudo, é significativamente mais curto: tem 3,98 m de comprimento contra 4,17 m do Cactus.

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Perfil revela como o novo C3 é alto e tem suspensão elevada (Divulgação/Citroën)

A frente segue o novo estilo da Citroën, com luzes diurnas de leds separadas em duas partes e separados dos faróis, sendo que todos os elementos ópticos são unidos pelos cromados da grade. Há, ainda, molduras na cor do teto para os faróis de neblina.

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Na traseira, chama atenção o formato das lanternas, com a parte vermelha formando um “C” em alto relevo. O para-choque com a base sem pintura ajuda a evocar o lado aventureiro do carro.

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(Divulgação/Citroën)

O interior também é diferentão. “Nós queríamos entregar um interior bem iluminado e diferenciado em termos de cores e materiais”, explica Leclercq.

O painel é de plástico rígido, mas pode receber faixa central colorida. As saídas de ar-condicionado tem direcionadores internos tem formato quadrado e são horizontais no meio e verticais nas laterais. Por sinal, customização será uma das apostas do novo C3: a Citroën promete uma vasta lista de acessórios e customizações opcionais.

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Possibilidade de customização será um dos destaques do novo C3 (Divulgação/Citroën)

O painel ainda tem um suporte de celular ao lado da central multimídia, com tela de 10 polegadas e que permite esconder o cabo conectado ao celular. É algo válido, mas o aparelho terá conectividade sem fio para Android Auto e Apple Carplay.

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(Divulgação/Citroën)

A Citroën bateu muito na tecla do conforto e do espaço da cabine, viabilizado especialmente pelo teto elevado e nem tanto pelo entre-eixos, que tende a manter algo próximo dos 2,54 m do Peugeot 208. De toda forma, o porta-malas é grande para um compacto: tem 315 l de capacidade.

Lançamento no Brasil será no início de 2022

Originalmente, a estreia do Citroën C3 2023 seria agora no final do ano, pouco tempo depois dessa premiere global. Contudo, desde que foi estabelecida a fusão entre FCA e PSA, formando a Stellantis, o projeto e a estratégia do compacto da Citroën passou a ser revisto pela Stellantis. E algumas mudanças estão sendo feitas.

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Pelo projeto original, o compacto da Citroën seria um carro mais simples de forma a concorrer diretamente com o Renault Kwid. Não à toa, o seu desenvolvimento ocorreu na cidade indiana de Chenai, onde também será fabricado para suprir o mercado asiático.

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Painel do novo Citroën C3 2023 para o mercado indiano (Divulgação/Citroën)

Agora, porém, em vez de lançar um carro barato a Citroën quer ter um carro “competitivo”. Ou seja, quer usar o visual, a mecânica e pacote de equipamentos mais generoso para que o C3 seja reposicionado entre os compactos. Até a robustez do visual será argumento de venda. 

Os Citroën C3 vendidos no Brasil e na América Latina será fabricado em Porto Real (RJ) e agora sabe-se que por aqui sua estratégia será completamente diferente. Em Betim (MG), base da Fiat no Brasil, foram decididas mudanças relevantes que envolvem desde o acerto dinâmico, fornecedores de componentes e qualidade construtiva, até nível de equipamento. 

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(Divulgação/Citroën)
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Também aproveitaram para preparar o carro para outros motores da Stellantis. Desse modo, o hatch seria oferecido tanto com o 1.6 16V usado no 208 (118 cv/16,1 kgfm) quanto com os motores 1.0 6V Firefly do Argo, também aspirado (77 cv/10,9 kgfm). As imagens revelam apenas o câmbio manual de cinco marchas. 

O motor 1.3 8V Firefly de 109/99 cv é uma possibilidade para o futuro. É uma questão principalmente de preço, já que o 1.2 Puretech flex do antigo C3 era importado.

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(Divulgação/Citroën)

Por isso o lançamento foi adiado para o primeiro trimestre de 2022. E também por isso a empresa quer posicionar o novo C3 2023 como um compacto aventureiro, algo como um Fiat Argo Trekking e Hyundai HB20X, sem avançar sobre o segmento de SUVs compactos, onde está o Citroën C4 Cactus. O design, as cores e a proposta de conectividade deixam evidente que o público jovem será seu alvo.

Versão elétrica do C3 está em pauta

Revigorado, o novo C3 também começou a interessar à Europa, com pé na tábua rumo à eletrificação de sua frota. A plataforma CMP nasceu pensada também na eletrificação e a versão elétrica do novo C3 também pode surgir. Seria um bom concorrente para o Dacia Spring (versão elétrica do Renault Kwid) no continente europeu.

Família C-Cubed

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Alto mas com menos de 4 metros de comprimento: pronto para chamarem-no de SUV subcompacto? (Fábio Black/Quatro Rodas)

O hatch aventureiro será o primeiro de uma nova família de carros compactos da Citroën. Ao todo, serão três modelos diferentes baseados na plataforma CMP e que serão lançados até 2024.

Esta família de modelos é parte do projeto C-Cubed, apresdentado em 2019. Futuramente, um novo carro com visual mais próximo de um SUV poderia substituir o Aircross (já fora de linha) e o C4 Cactus ao mesmo tempo, enquanto o terceiro carro da família seria um sedã compacto. E assim como o novo Citroën C3, serão produtos voltados para as necessidades da América Latina.

Passageiros de trás terão encosto de cabeça embutido e comando elétrico dos vidros posicionado no console central, apurou o site Autos Segredos
Passageiros de trás terão encosto de cabeça embutido e comando elétrico dos vidros posicionado no console central, apurou o site Autos Segredos (Fábio Black/Quatro Rodas)

A partir do Brasil, o compacto também será enviado ao Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Equador.

Fotos do Citroën C3 2023

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Capa quatro rodas 748 agosto 2021

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