Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Chevrolet Tracker não terá injeção direta e será mais fraco que atual

Versão mais potente de novo motor 1.2 três cilindros turbo terá menos de 140 cv; por outro lado, SUV compacto pode perder até 200 kg

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 nov 2019, 19h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Novo Chevrolet Tracker não terá injeção direta e será mais fraco que atual
    Nova geração do SUV será mais fraca, porém mais leve que a atual (Divulgação/Chevrolet)

    A nova geração do Chevrolet Tracker será bem diferente. Além de nova plataforma, terá dimensões maiores, novos motores e, muito provavelmente, um novo posicionamento de mercado.

    Sua mecânica exigirá isso. Seus motores 1.0 e 1.2 três cilindros turbo, embora sejam mais modernos, serão mais fracos que o atual 1.4 turbo com injeção direta de 153 cv.

    Sem injeção direta

    A responsabilidade de mover o novo Tracker recairá sobre os novos motores de três cilindros da família CSS (cuja sigla interna recebe o nome comercial Ecotec), montados em Joinville (SC).

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Tracker 2020 (5)
    Entre-eixos passou de 255 cm para 257 cm (Divulgação/Chevrolet)

    As versões mais baratas usarão o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 mkgf de torque das versões mais caras do Onix. Terá opção de câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.

    O Tracker Premier, por sua vez, estreará no Brasil o novo motor 1.2 turbo de três cilindros derivado do 1.2 aspirado de 90 cv que será usado pelo Onix em outros mercados latino-americanos.

    Nosso Onix não terá esse motor, mas ele será usado pelo modelo no México (onde começa a ser produzido em 2020) e nos Emirados Árabes Unidos. Por lá, divulgam 132 cv e 19,1 mkgf para a versão a gasolina.

    Continua após a publicidade
    Chevrolet Tracker 2020 (11)
    Interior segue estilo semelhante ao do novo Onix (Divulgação/Chevrolet)

    Vale lembrar que o 1.0 turbo não tem diferença de potência entre as versões flex e gasolina. Assim como o 1.0 turbo, este 1.2 tem injeção multiponto convencional, e não injeção direta, como o atual 1.4.

    Novo Chevrolet Tracker não terá injeção direta e será mais fraco que atual
    SUV circula em todo o estado de São Paulo em testes (Roney Duarte Botelho/Quatro Rodas)

    A Chevrolet chegou a divulgar os números de desempenho do Onix para as arábias. Enquanto o 1.0 vai de 0 a 100 km/h em 11,1 s, o 1.2 cumpre o mesmo em 9,3 s.

    Continua após a publicidade

    Alívio de peso

    Usar motor menor pode ser algo delicado, principalmente quando se trata de um SUV. Mas o Tracker tem o trunfo de poder ficar muito mais leve nesta nova geração, graças à plataforma GEM.

    Flagra chevrolet Tracker 2020 (1)
    (Roney Duarte Botelho/Quatro Rodas)

    Acontece que hoje o Tracker é muito pesado: tem 1.413 kg na versão Premier. Ele pode perder cerca de 200 kg, considerando que a versão chinesa tem 1.205 kg.

    Continua após a publicidade

    Isso mesmo sendo sensivelmente maior. Tem 2,57 m de entre-eixos (+2 cm), 4,27 m de comprimento (+1,5 cm), 1,79 m de largura (+1,5 cm) e 1,60 m de altura (-0,7 cm).

    Flagra chevrolet Tracker 2020 (4)
    (Luis Carlos de Martin/Quatro Rodas)

    Com essa redução de peso, a potência menor pode não influenciar tanto no desempenho, mas certamente ajudará a reduzir o consumo e o preço, tornando-o um modelo mais acessível.

    Hoje o Tracker importado do México é caro: tem preço inicial de R$ 94.990 na versão LT.

    Continua após a publicidade
    Flagra chevrolet Tracker 2020 (3)
    (Eandres Aguiar/Quatro Rodas)

    Se no passado o fato de ser importado foi uma barreira para seu sucesso, agora, com produção em São Caetano do Sul (SP), o SUV compacto terá a chance de ter volume de vendas e preços competitivos. Para isso, basta seguir os passos do Onix.

    De acordo com o site Autos Segredos, a produção do SUV compacto terá início em janeiro de 2020. O lançamento, porém, deverá acontecer até abril, já como linha 2021.

    Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.