Novo Chevrolet Equinox estreia no Brasil com atraso, mas ainda sem preço
SUV médio, que chegaria em 2021, é lançado em duas versões e apenas com o conhecido motor 1.5 turbo que rende 172 cv
A intenção inicial da Chevrolet era apresentar a linha 2022 do Chevrolet Equinox até o final de 2021, mas a marca não conseguiu cumprir o prazo. Mesmo com atraso, a reestilização do SUV médio foi apresentado oficialmente na noite desta quarta-feira (11).
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Com aparência renovada, o Equinox chega em duas versões diferentes: a esportivada RS e a topo de linha Premier. Para ambas, o motor é sempre o 1.5 turbo com injeção direta, que gera 172 cv e 27,8 kgfm, como no modelo anterior, e tem câmbio automático de seis marchas.
Segundo a marca, a versão RS tem aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. E o modelo é capaz de percorrer com gasolina 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade.
Design
O SUV passa a ter faróis divididos como manda a tendência de design também vista em outros fabricantes. Mas, no caso do Equinox, é a grade que divide os conjuntos de iluminação: na parte de cima estão as luzes diurnas e, na parte de baixo, os faróis principais.
A nova grade parece mais larga, mas a é impressão causada pelas molduras mais encorpadas. O para-choque, porém, tem aspecto mais agressivo graças às tomadas de ar, que são falsas. No caso da versão RS, a grade apresenta um desenho exclusivo.
Além disso, a versão esportivada tem logotipos, grade e rodas pretas, e abre mão da moldura cromada nos vidros laterais. Por dentro, todo acabamento é preto, e bancos, volante, painel e coifa do câmbio têm costuras vermelhas.
Na traseira há novas lanternas em led e quatro saídas de escape para reforçar a vocação “esportiva” da versão, mas sem necessidade de tanta vazão.
Conectividade
O SUV apresenta a central multimídia MyLink com novos recursos como a possibilidade de contar com aplicativos nativos como Spotify, também tem conexão sem fio com Android Auto e Apple Car Play e pareamento com a Alexa. O usuário pode pedir para Alexa tocar músicas, fazer consultas diversas, obter direções, adicionar itens à sua lista de compras, por exemplo.
Há ainda Wi-Fi embarcado e quem comprar a versão topo de linha Premier terá 1 ano de utilização gratuito, assim como o tag do Sem Parar.
O lançamento nas duas versões oferece tecnologias de auxilio a condução como alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.
Grade ativa
O modelo é equipado ainda com o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.
Vale mencionar que o Equinox Premier possui tração permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo.
O Novo Equinox começa a chegar na rede de concessionárias Chevrolet do país a partir de meados de junho nas duas versões, mas a marca ainda não revelou os preços dos modelos.
A Chevrolet definiu que venderá até 400 unidades unidades por mês (menos que qualquer SUV da Caoa Chery) e que a linha 2023 será lançada já em dezembro.