O Chevrolet Corvette C8 é, definitivamente, muito diferente das sete gerações anteriores.
Após décadas seguindo a clássica receita do motor V8 dianteiro, tração traseira e carroceria de fibra de vidro reforçada, o Chevrolet Corvette resolveu se renovar na oitava geração. Agora a carroceria combina alumínio, fibra de carbono, fibra de vidro e magnésio, e o motor V8 está instalado em posição central, como nos superesportivos.
O preço, pelo menos no Brasil, também chegou a um patamar mais próximo dos superesportivos: R$ 1,4 milhão. O novo Porsche 911 Turbo S, por exemplo, custa R$ 1.329.000.
O valor é para uma unidade (se não for a única) disponível a pronta entrega no Brasil por importadores. Interessados no Corvette que optarem por esperar, porém, podem encomendar o seu por menos com outras muitas empresas que se oferecem para importar sob demanda. O preço pode variar entre R$ 800.000 e R$ 1 milhão.
Alguns fatores pesam bastante no valor. O primeiro deles, claro, é a alta do dólar (hoje cotado a R$ 5,46). Outro, é que o Chevrolet Corvette C8 sofreou com grande atraso nas entregas nos Estados Unidos.
Primeiro por conta de paralisação da United Auto Workers (UAW) – sindicato dos trabalhadores norte-americanos – que afetou a General Motors por 40 dias. Depois, pelo fechamento das fábricas da General Motors para conter a disseminação da Covid-19.
Por isso, o Corvette C8 2020 é cotado para se tornar um dos mais raros da historia. Desde março a Chevrolet só aceita encomendas para a linha 2021, que começa a ser produzida em 1° de setembro.
Os preços da linha 2021 variam entre 59.995 dólares na versão LT1 básica e os 92.000 dólares da versão LT3 com todos os opcionais, antes dos impostos de venda (que podem chegar a 9,5% nos EUA).
Assumindo que o carro das fotos é o mais completo possível, chegaria ao Brasil por R$ 550.000 e mesmo se aqui fosse taxado em 50% (acima do que de fato ocorre) seu preço subiria para R$ 825.000.
Mas vale a comparação: um Porsche Cayman básico custa 59.900 nos Estados Unidos e R$ 339.000 no Brasil. Também vale saber o preço de um Porsche 911 Turbo S nos EUA: começa em 203.500 dólares, mais que o dobro do preço do Corvette.
Desde a versão básica o Corvette 2020 sai de fábrica com motor V8 aspirado central-traseiro de 6,2 litros de 490 cv e 64,3 kgfm, gerenciado por câmbio automático de oito marchas com dupla embreagem.
Nessa especificação, promete ir de 0 a 100 km/h em meros 3 segundos. Se isso ainda não for o suficiente, o comprador pode optar pelo pacote esportivo Z51 (US$ 5.000) e pelo escapamento esportivo (US$ 1.195), que dá ao carro mais 5 cv e 0,7 kgfm de força.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.