Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo carro mais barato da VW, Polo Track substituirá Gol, Up e Fox

Para se adequar a novas regras de segurança, Volkswagen prepara versão enxuta do Polo como seu modelo mais acessível

Por Eduardo Passos
Atualizado em 8 ago 2021, 09h16 - Publicado em 22 mar 2021, 20h51
Projeção do Polo Track, o novo VW mais barato do Brasil
Projeção do Polo Track, o novo VW mais barato do Brasil (Overboost BR/Reprodução)

Em decisão surpreendente, a Volkswagen não só confirmou a produção do novo Polo Track como garantiu que será esse seu modelo de entrada no Brasil. Desse modo, o hatch assumirá o posto de “carro popular” da VW no país ainda em 2021.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A confirmação veio do diretor de finanças da Volkswagen, Alexander Seitz, que garantiu a inédita versão aventureira como carro de entrada para o mercado nacional. Ainda de acordo com Seitz, a decisão faz parte da estratégia de compensar expectativas 30% menores para o Brasil em relação à média global no que tange à retomada pós-pandemia.

Projeção do Polo Track, o novo VW mais barato do Brasil
(Overboost BR/Reprodução)
Continua após a publicidade

A produção do Polo Track já havia sido anunciada no ano passado, mas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau). Entre outros acertos trabalhistas, ficou definido que o Track será fabricado exclusivamente na planta do Vale do Paraíba, hoje responsável pela produção do Gol o Up já saiu de linha, em abril.

Um dos ponto citados por Seitz ajustes na capacidade produtiva por meio de turnos de trabalho reduzidos foi aplicado na semana passada de maneira drástica, com a interrupção das plantas da VW no Brasil. A companhia, entretanto, justificou apenas questões sanitárias na tomada de decisão.

VW Gol Trendline 1.0 4 portas
Projeto antigo dificulta adaptação do Gol a futuras regras de emissões e segurança (Divulgação/Volkswagen)

O nome do Polo Track até gerou especulações de que se tratava de uma versão “aventureira” do hatch notório por sua ampla gama de modelos que vão de R$ 67.790 (1.0 MPI) a R$ 123.090 (GTS). 

A verdade, entretanto, é que o Track focará na economia e terá preço inicial ao redor do que é praticado pelo Fox 1.6 Connect (R$ 61.690) e pelo lendário Gol 1.0 (R$ 63.350).

Continua após a publicidade
Novo carro mais barato da VW, Polo Track substituirá Gol, Up e Fox
(Divulgação/Volkswagen)

A opção se deve, principalmente, à necessidade de que veículos novos tragam itens de segurança como controle de estabilidade. Em vez de modernizar projetos antigos, a VW parece ter optado por um Polo humilde, que oferece ESC mas economiza onde dá para manter o preço abaixo dos R$ 60.000.

Volkswagen Up Xtreme 2021
Up! Xtreme e seu bizarro assento traseiro é o que restou do outrora popular subcompacto da alemã (Divulgação/Volkswagen)

Esse preço seria praticado com o mesmo motor 1.0 de 84 cv da atual versão de entrada. Contudo, o Polo Track também poderá ser equipado com o motor 1.6 16V de 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. 

Continua após a publicidade

Novos equipamentos? Só no Polo reestilizado

Novo VW Polo 2022

Dianteira do novo Polo terá novo para-choque e faróis redesenhadosOs caprichos estéticos seriam um jeito de disfarçar que o Polo Track não seguirá a reestilização do Polo prevista para a linha 2022. A estratégia será, justamente, enviar o ferramental do Polo mais antigo para Taubaté e produzir o novo em São Bernardo do Campo (SP).

A fabricante alemã se preocupa em não deixar que as novidades do modelo inspirado no Golf contrastem com o Track e seu design de 2017. 

Novo VW Polo 2022
Traseira recebe lanternas que invadem a tampa do porta-malas (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Entre os novos equipamentos estarão a central multimídia VW Play de 10 polegadas, que estreou no Nivus, e assistentes de condução avançadas, como o piloto automático adaptativo (ACC) e a frenagem autônoma de emergência.

Continua após a publicidade

O Polo reestilizado será vendido apenas com motores turbo: o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm nas versões Comfortline e Highline, e o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm na versão GTS.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.