O novo Ford Bronco Sport finalmente deu as caras. Afinal, esse SUV é a aposta do fabricante para brigar no disputado segmento de SUVs médio – com Jeep Compass, além do futuro VW Tarek. E olha que, por culpa dele, o Fusion acabou aposentado aqui…
Fato é que os norte-americanos já deixaram bem claros os passos para reconquistar mercado após anos de retração: desistir dos carros de passeio e apostar todas as fichas nos utilitários e nas picapes. Ironicamente, o novo SUV sequer recebeu o logotipo oval.
E não é que o próprio Bronco Sport aproveita a herança dos já fadados hatches? Isso porque o novato recebeu a plataforma emprestada do Escape que, por sua vez, foi desenvolvido sobre a base do Focus – que, segundo a estratégia, estará com os dias contados.
Se o batismo ressuscitado não é nostálgico para os brasileiros, nos Estados Unidos talvez seja tão forte quanto Toyota Bandeirante por aqui. E para honrar esse apelo fora de estrada (ainda que seja mais no estilo), o modelo seguiu à risca a inspiração no original.
Por fora, há faróis redondos quase unidos às luzes dos piscas, teto assimétrico como nos Land Rover Discovery de décadas atrás e algumas soluções inusitadas, como bolsos com zíper atrás dos bancos, fechos iguais aos de mochila e até um abridor para garrafas.
Em relação à tecnologia, o SUV terá à disposição (ao menos nos EUA) a central multimídia de 8 polegadas, tela digital no quadro de instrumentos, seletor do câmbio automático à la Evoque, ar-condicionado digital bizona e sistemas de condução semiautônoma.
Com 4,38 m de comprimento, 1,88 m de largura, até 1,89 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, o Bronco Sport é um pouco mais curto, mais largo, mais alto e também oferece mais espaço na cabine quando comparado ao rival – e nosso já conhecido – Jeep Compass.
Para os gringos, haverá duas opções de motorização: 3-cilindros 1.5 turbo com 184 cv para as versões de entrada e 2.0 turbo com 248 cv para as configurações mais caras. Em ambos casos, a transmissão tem oito marchas. Haverá também a opção de tração integral.
Para honrar a herança do modelo original, o novato recebeu algumas surpresas para facilitar a vida fora da estrada, como um seletor de modos de condução de acordo com o terreno, piloto automático criado para trilhas (que funciona até de ré) e suspensão reforçada.
No mercado norte-americano, o SUV custará a partir de US$ 28.155, o que, na nossa cotação atual, dá cerca de R$ 152.129. Por aqui, o modelo deverá chegar importado do México e com preços próximos aos do Compass, que, hoje, varia de R$ 121.990 a R$ 205.990.
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