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Novo Bronco Raptor tem 405 cv e supera qualquer Ford no fora-de-estrada

"Melhor Ford off-road de todos", novo Bronco Raptor eleva preparo a níveis extremos e usa motor 3.0 biturbo que estará na próxima geração da Ranger

Por Eduardo Passos
Atualizado em 24 jan 2022, 14h10 - Publicado em 24 jan 2022, 14h05
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  • Assinatura luminosa do novo Ford Bronco Raptor é tons de âmbar
    Ford Bronco Raptor (Divulgação/Ford)

    Juntando o que tem de melhor em termos de off-road e esportividade, a Ford abriu a semana apresentando o novo Ford Bronco Raptor. Muito além da estética com um quê de Mad Max, o “superjipe” da Ford ainda traz motor exclusivo e mecânica profundamente modificada.

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    A fabricante não tem dúvidas de que o Bronco Raptor é seu melhor veículo para off-road extremo, e não à toa sua inspiração foi a Ultra4 — competição fora-de-estrada que inclui escalada de paredões e condições de fazer inveja a qualquer rali. 

    Motor 3.0 da nova Ranger

    Preproduction model with available equipment shown. Available Summer 2022
    Motor 3.0 biturbo será usado na próxima geração da Ranger Raptor e traz intercooler e admissão dimensionados para temperaturas extremas (Divulgação/Ford)

    O novo Bronco é o terceiro Ford Raptor, fazendo companhia às versões extremas da F-150 e da Ranger. Ao contrário das picapes, entretanto, o jipe traz motor 3.0 Ecoboost biturbo — que será usado na nova geração da picape média —, capaz de exceder os 405 cv mas ainda sem dados oficiais de performance.

    Novo eixo traseiro maximiza o contato dos pneus com o solo
    Novo eixo traseiro semiflutuante maximiza o contato dos pneus com o solo (Divulgação/Ford)

    O bloco do motor V6 é feito de ferro vermicular, que reduz o peso e aumenta a durabilidade. A transmissão automática de 10 marchas foi feita com a bênção da Ford Performance, que também ajudou na criação do escape do Bronco Raptor.

    Em fibra de vidro e poliéster, capô tem entradas de ar para maximizar o arrefecimento do motor
    Em fibra de vidro e poliéster, capô tem entradas de ar para maximizar o arrefecimento do motor (Divulgação/Ford)

    Além de dutos do mesmo comprimento, há sistema de válvulas ativas que permite o motor roncar em quatro timbres e volumes diferentes, conforme os modos de condução Normal, Sport, Quiet (silencioso) e Baja.

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    Mesmo sem o teto, Bronco Raptor mantém barra na coluna B para preservar rigidez torcional
    Mesmo sem o teto e portas, Bronco Raptor mantém barras nas coluna B e C para preservar rigidez torcional (Divulgação/Ford)

    Como potência não é tudo no barro, o carro ganhou reforço nas colunas B e C, que aumentaram a rigidez torcional da carroceria em 50%. A mecânica é protegida por escudos de alta resistência, semelhante ao aço especial usado na construção do novo Bronco.

    Mais largo do que nunca

    Suspensão tem 33 cm de curso — 60% a mais que o Bronco convencional
    Suspensão tem 33 cm de curso — 60% a mais que o Bronco convencional (Divulgação/Ford)

    Evidentemente mais largos, os novos eixos do Bronco Raptor alargaram sua bitola em 22 cm. Eles são obviamente mais robustos, assim como o novo cardã e a caixa de transferência que, na reduzida, tem relação de 67,7:1.

    Todo o exterior é feito de peças resistentes a choques
    Todo o exterior é feito de peças resistentes a impactos. Portas são removíveis (Divulgação/Ford)

    O conjunto de suspensão elevou o vão livre do Ford a cerca de 33 cm, utilizando sistema de amortecimento ativo da Fox para se ajustar conforme o terreno centenas de vezes por segundo.

    Rodas podem utilizar beadlocks para murchar pneus sem que esses destalonem
    Rodas podem utilizar beadlocks para murchar pneus sem que esses destalonem (Divulgação/Ford)

    Os pneus todo-terreno foram feitos sob medida pela BFGoodrich, e as rodas de aro 17 têm suporte a beadlocks, caso seja necessário esvaziar o conjunto para escaladas extremas.

    Interior luxuoso ao gosto do freguês

    Painel do Ford Bronco Raptor
    Painel do Ford Bronco Raptor (Divulgação/Ford)

    Segundo o gerente de design do projeto, o interior Bronco Raptor foi feito com base “no que sabemos que um jipeiro extremo quer em um veículo desse”. Isso inclui, pelo jeito, quadro de instrumentos de 12’’ e volante exclusivo, com comandos específicos para trilhas junto aos botões tradicionais.

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    Botões inferiores controlam ajuste de suspensão e funções
    Botões inferiores controlam ajuste de suspensão e funções “trilheiras” (Divulgação/Ford)

    O modelo sai de fábrica com bancos que envolvem bem os ocupantes e trazem cobertura vinílica para limpeza mais fácil — estratégia semelhante à do chão do jipe, que é emborrachada e pode ser lavada sem riscos.

    Acabamento é luxuoso mas preparado para ambientes hostis
    Acabamento é luxuoso mas preparado para ambientes hostis (Divulgação/Ford)

    Ao contrário de outros modelos, a Ford usou a sua nova central multimídia de 12’’ na horizontal. Ela serve para exibir a visão 360º formada pelas câmeras externas e comandar a música no sistema de som premium da Bang & Olufsen.

    Caixas de roda e para-lamas são exclusivos da linha Raptor
    Para-lamas, maçanetas e suporte de estepe são exclusivos da linha Raptor (Divulgação/Ford)
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    Para controlar a ansiedade de quem já quer um Ford Bronco Raptor, a marca prepara uma fila de espera mista, que dará preferência àqueles que tem pedidos atrasados do modelo normal. Mas a espera não será muito longa: o “melhor off-road” da Azul Oval chegará às lojas no meio do ano, ainda sem preço divulgado.

    Modo Baja altera calibração do motor para reduzir o lag do turbo e maximizar corridas pelo deserto
    Modo Baja altera calibração do motor para reduzir o lag do turbo e maximizar corridas pelo deserto (Divulgação/Ford)

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