Novo BMW X3 estreia com motor híbrido leve de 398 cv e custa R$ 624.950
Quarta geração renova completamente o design do SUV, que desembarca na versão topo de linha, maior, mais equipada e com um motor eletrificado

2024 foi um ano histórico para a BMW, sendo líder do segmento premium pelo sexto ano consecutivo e batendo seu recorde de vendas com 16.194 emplacamentos.
Surfando nesse bom momento, que o grupo apresenta a quarta geração do BMW X3, que chega na versão M50 X Drive. Como novidade, a quarta geração traz um visual renovado, nova plataforma, um sistema híbrido leve, mas mantém o motor seis cilindros em linha.

Com a mudança de plataforma, o X3 teve suas medidas alteradas. Ele está 3,4 cm maior e 2,9 cm mais largo, porém ele está 1,5 cm mais baixo, para favorecer a aerodinâmica, afirma a BMW. No total são 4,76 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,66 de altura e 2,87 m de entre-eixos.
Visualmente, as mudanças são bem nítidas, principalmente quando olhamos para os faróis de full-led (com farol alto não ofuscante), quase triangulares. A grade ficou maior e até aparenta ser fechada como a de um elétrico, mas há uma pequena abertura na parte inferior para direcionar o ar para o radiador.
A traseira, mais afundada, se inspira nos X1 e X2, e destaca o logotipo em alto-relevo e o para-choque. Esse último ostenta os dois pares de ponteiras esportivas. As rodas têm 21’’ e pinças de freio M Sport azuis.

Segundo a BMW, boa parte do design foi tirado da futura linha de elétricos Neue Klasse, evidenciando que essa será a tendência visual da marca até para seus carros a combustão
O motor é o mesmo 3.0 turbo da versão M40i, a qual ela substitui. Sozinho, o seis cilindros entrega 381 cv e 540 Nm. Combinado com o sistema híbrido leve de 48V, a potência e torque sobem para 398 cv e 580 nm.
A tração é integral e o câmbio é automático de nove velocidades. Segundo a marca, o 0 a 100 km/h em 4,6 s, ou seja, 0,1 mais lento que o antecessor. Já a velocidade máxima prometida é de 250 km/h.
Enquanto o exterior traz um quê dos irmãos e da própria terceira geração, a cabine foi totalmente renovada.

A iluminação está nas portas, painel, próxima às telas, e é configurável. As telas são do quadro de instrumentos e central são unidas, é o BMW Curved Display. Mas o que realmente rouba a atenção são as saídas de ar, com controle tátil para abertura elétrica.
Como recursos ADAS, o X3 traz alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e troca de faixa e alerta de ponto cego. O SUV oferece ainda itens como carregador por indução, sistema de som Harman Kardon com 15 alto-falantes, ajustes elétricos para o banco, entre outros.
Por enquanto, o novo X3 chega apenas importado e na versão M50 xDrive, custando R$ 624.950, R$ 20.000 a mais que a atual terceira geração. A versão 30 xDrive, conforme a marca, está planejada para o fim do ano.