O BAIC BJ40 colocou a fabricante chinesa no radar do ocidente anos atrás, pois sua primeira geração, lançada em 2013, era considerada um clone do Jeep Wrangler com uma pitada de Range Rover. Agora a BAIC divulgou imagens oficiais da segunda geração do seu SUV, que agora tem mais personalidade.
A nova geração optou por uma abordagem de estilo mais moderna, inspirada no BJ60 de três fileiras e especialmente pensada para acentuar a concorrência com o GWM Tank 300. Embora mantenha algumas referências discretas a outros modelos off-road, o novo BJ40 tem estética mais moderna sem perder as dimensões compactas.
Uma mudança notável é a adoção de uma carroceria única, ao contrário da gama anterior que oferecia variantes de duas portas, quatro portas e picape. Outra evolução está na dianteira, que combina faróis de LED quadrados com uma grade frontal de três peças iluminada e um para-choque robusto, voltado para o off-road. É melhor do que usar grade inspirada nos Jeep.
As proporções quadradas e o estepe montado na porta traseira, uma homenagem aos off-road clássicos. Contudo, nota-se que o novo Land Rover Defender foi bastante estudado pelos designers da BAIC.
Por dentro, o BJ40 da segunda geração tem evolução notável em termos de tecnologia. Adotou quadro de instrumentos digital, uma enorme central multimídia e ainda tem uma tela dedicada ao carona, como o novo Porsche Cayenne. Destaque para o relógio analógico entre as aberturas de ventilação, detalhes em alumínio ao redor e o console central amplo com o botão giratório para os modos da tração 4×4.
Ainda que a BAIC não tenha divulgado oficialmente as especificações do novo BJ40, informações vazadas do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelam que, sob o capô, o BJ40 tem motor a gasolina 2.0 turbo de 241 cv e 39,2 kgfm. Essa potência é transmitida às quatro rodas exclusivamente por meio de uma transmissão automática de 8 velocidades e um sistema de tração nas quatro rodas.
O novo BAIC BJ40 tem preços entre 28.000 e 42.000 dólares, equivalente a uma faixa entre R$140.000 e R$210.000.