Ano passado, a Audi apresentou a reestilização do SUV Q8 com suas versões mais mundanas. Claro que nessa ocasião, também foi introduzido o SQ8, uma variante com apelo mais esportivo. Mas o melhor a montadora alemã guardou para este ano.
Os novos RS Q8 e RS Q8 Performance chegam com aquilo que a Audi tem de melhor no quesito mecânico: o motor V8 4.0 biturbo, que também equipa o SQ8. A diferença é que de 500 cv e 78,5 kgfm, ele passa para 600 cv e 81,57 kgfm entre 2.200 e 4.500 rpm no RS básico, levando o SUV de 0 a 100 km/h 3,8 s. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h.
Mas dá para ficar ainda melhor. No RS Q8 Performance, o motor recebe ajustes que elevam sua potência e torque para a ordem dos 640 cv e 86,67 kgfm, tornando-o o propulsor de produção em série mais potente da história da Audi. Com isso, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 3,6 s e a velocidade máxima aumenta para 280 km/h — mas também é limitada eletronicamente.
Foi com essa configuração, que o RS Q8 Performance conseguiu quebrar o recorde de volta para SUVs, picapes e carros off-road no lendário autódromo de Nürburgring, na Alemanha, com o tempo de 7:36.698 minutos.
Apesar de potências diferentes, ambos compartilham muitas semelhanças na mecânica. Por exemplo, as duas versões são equipadas com a transmissão automática Tiptronic de oito marchas e a famosa tração integral permanente Quattro da Audi. Ambos os modelos também têm um diferencial central mecânico e suspensão pneumática adaptativa que pode ajustar a altura em relação ao solo em até 90 mm.
Apesar de serem puramente a combustão, os novos RS Q8 também tem motores elétricos; dois para ser mais exato. Mas ao invés de tracionar o carro ou ajudar na economia de combustível, eles têm como função melhorar a estabilidade.
O Q8 é um SUV de grande porte, medindo quase 5 m de comprimento. Logo, mantê-lo estável em curvas é um pouco complicado. Por isso, a Audi equipou a dupla RS Q8 com o sistema de estabilização eletromecânica ativa de rotação. Os dois pequenos motores elétricos são instalados em extremidades opostas de uma barra estabilizadora. Em linha reta, eles desconectam as duas metades para garantir mais conforto. Mas as curvas, eles giram o estabilizador para lados opostos, reduzindo o rolar da carroceria.
Para garantir máxima estabilização e ainda mais precisão nas curvas, os SUVs ainda trazem de fábrica um eixo traseiro esterçante. Outra semelhança entre a dupla são as rodas de 23’’ de liga-leve, maiores e mais leves que as de 22’’ do Q8 padrão.
Como as versões têm potência e torque bem diferentes, foi necessário adaptar o conjunto de freios de acordo com a situação. O RS Q8 básico tem discos dianteiros de 420 mm com pinças de 10 pistões e discos de 370 mm na traseira. Enquanto a versão Performance é equipada com discos de carbono-cerâmica de 440 mm na frente e de 370 mm nas rodas de trás.
Falando em design, não há muitas diferenças em relação às versões lançadas em 2023. O RS Q8 tem alguns detalhes específicos, como o acabamento em preto brilhante nos para-choques, grade, retrovisores e até nas rodas, mas esse é opcional.
O desenho da grade e do para-choque frontal segue um padrão de losango e toda a extensão do para-choque é vazada, não apenas nas laterais, como acontece nos Q8 básicos e no SQ8.
Por fim, o para-choque traseiro recebe um novo difusor e duas grandes saídas de escape. A Audi fez ajustes minuciosos para que o sistema de exaustão emitisse o som perfeito no RS Q8.
Na cabine, os clientes poderão escolher entre vermelho, cinza ou azul para o acabamento. De fábrica, os SUVs vêm com volante revestido de Alcantara, microfibra Dinamica no painel e bancos esportivos perfurados. Há ainda as novidades que estrearam com o facelift em 2023, com a central multimídia de 12,3’’ e o quadro de instrumentos digital exibe mais informações e dados do ADAS disposto no veículo.
Os SUVs esportivos já estão à venda no mercado europeu. O RS Q8 parte dos €141.900, enquanto a versão Performance custa €155.700, aproximadamente R$ 829.000 e R$ 909.700, respectivamente.