Novo Audi RS 3 chegará em breve com novo sistema de distribuição de torque
Previstos para serem apresentados em julho, os esportivos manterão o motor 2.5 turbo de 5 cilindros
![Audi RS 3 prototype Audi RS 3 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/A213958_medium-e1624418802937.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Conforme a chegada dos novos Audi RS 3 se aproxima, a marca vai revelando alguns (e importantes) detalhes sobre os modelos – no plural, já que o esportivo de entrada continuará sendo oferecido nas carrocerias hatch e sedã.
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O detalhe mais recente divulgado fala sobre o novo sistema de vetorização de torque ativa que fará sua estreia nos modelos, que chegam ao mundo em julho. Batizada de RS Torque Splitter, a tecnologia atua para aprimorar a estabilidade e a agilidade durante as curvas em altas velocidades ao lado da tração integral quattro.
![Audi RS 3 prototype Audi RS 3 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/A213947_medium-e1624418635467.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ele funcionará da seguinte maneira: diferentemente de um diferencial no eixo traseiro, o novo divisor usa uma embreagem de disco múltiplo controlada eletronicamente – como no Ford Bronco Sport. Durante uma condução mais esportiva, o sistema aumenta o torque da roda traseira externa nas curvas para reduzir as chances de que o carro saia de traseira. Em linha reta, as duas rodas traseiras receberão a mesma força.
Em circuitos controlados o vetorizador pode ficar mais permissivo e aplicar toda a força do motor exclusivamente nas rodas traseiras.
![Audi RS 3 prototype Audi RS 3 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/A213946_medium-e1624418911716.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Entre os fatores que influenciam na atuação do sistema estão a aceleração longitudinal e lateral, o ângulo da direção, a pressão exercida no pedal do acelerador e da marcha selecionada no momento.
O funcionamento também depende do modo selecionado pelo condutor no Audi Drive Select. Nos modos Comfort e Efficiency, a potência é distribuída para as quatro rodas, com prioridade para as dianteiras; no modo Auto, a distribuição é balanceada e busca identificar a melhor forma para o momento; no Dynamic, o sistema busca transmitir o máximo de torque para o eixo traseiro.
![Audi RS 3 prototype Audi RS 3 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/A213948_medium-e1624418708744.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para a modalidade RS Torque Rear, a brincadeira vai ficando mais séria, já que o modelo passa a permitir maior “abuso”. Com o torque 100% enviado ao eixo traseiro, saídas laterais propositais podem ser realizadas com maior facilidade. Já o RS Performance, projetado para uso exclusivo em pistas, busca entregar o máximo de desempenho com grande atuação do RS Torque Splitter para que não haja saídas em curvas.
Modelos (quase) revelados
A Audi já divulgou as primeiras imagens dos novos RS 3 hatch (ou Sportback) e sedã em imagens com todos os demais modelos da linha RS, além do R8. Nas fotos, os carros aparecem levemente camuflados, deixando grande parte de suas linhas aparentes.
![2022-audi-rs3-sportback-and-rs3-sedan-teaser Audi RS](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/2022-audi-rs3-sportback-and-rs3-sedan-teaser.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na camuflagem, os números 1-2-4-5-3 representam a ordem de ignição do motor de 5 cilindros. Ou seja, eles permanecerão equipados com o propulsor 2.5 turbo de 5 cilindros.
De acordo com o site Carscoops, a versão europeia dos RS 3 terá 400 cv e 51 kgfm de torque, um aumento de 2 kgfm – praticamente os mesmos números do TT RS. Para os americanos, serão 406 cv – a diferença, segundo a publicação, teria sido um pedido da divisão estadunidense à matriz alemã.
Apesar da maior potência para os EUA, o desempenho deverá ser o mesmo, já que serão apenas 6 cv a mais. A Audi aponta que o novo RS 3 será 0,3 segundo mais rápido em relação ao anterior na aceleração de 0 a 100 km/h, fazendo a prova em 3,8 segundos. Isso também representará uma aceleração 0,1 segundo a mais do que seu principal concorrente, o Mercedes-AMG A45 S.
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