Novo Astra GSe é hatch esportivo híbrido que promete consumo de 83 km/l
Nova versão esportiva tem mecânica híbrida plug-in e, por isso, consegue bom desempenho e o consumo combinado dos sonhos
Os GSI ficarão no passado. A Opel anunciou que seus próximos carros esportivos receberão a alcunha GSe, que agora significa Grand Sport Electric. No passado, porém, houve o Opel Monza GSE, de “Grand Sport Einspritzung” (Grand Sport Injection – o GSI).
A retomada do nome começa pelo novo Astra GSe, um hatch esportivo híbrido plug-in que pretende ser homologado com consumo médio de 83 km/l. Versão perua também está disponível.
Baseado na sexta geração do hatch médio, que usa plataforma do Peugeot 308, o Opel Astra GSe tem chassi com acerto exclusivo e detalhes visuais específicos, como as rodas de 18 polegadas inspiradas no conceito Manta GSe e as faixas pretas na dianteira, interliga os pares de faróis e faróis de neblina.
Por dentro, o Astra GSe tem bancos concha da AGR revestidos de Alcantara e quadro de instrumentos digital com duas telas de 10 polegadas com grafismo exclusivo.
O destaque, porém, vai para o conjunto híbrido plug-in (PHEV), que combina o motor 1.6 PureTech turbo com 180 cv com um motor elétrico que entrega robustos 110 cv, e trabalham em conjunto com um câmbio automático de oito marchas. O tamanho da bateria e sua autonomia em modo puramente elétrico não foram divulgados.
Contudo, os dois motores não são capazes de trabalhar juntos em seus regimes de pico de potência. Desta forma, o máximo que o o Astra GSe consegue despejar nas rodas dianteiras são 225 cv e 36,5 kgfm. A Opel não divulgou, ainda, os números de desempenho. Contudo, promete que será capaz de superar rivais como o VW Golf GTE e que espera homologar a versão esportiva com consumo combinado de 83 km/l.
Além da nova mecânica, o novo Astra esportivo tem novos sistemas de direção, suspensão e freios. A suspensão é 1 cm mais baixa e recebe amortecedores exclusivos KONI FSD, capazes de se ajustar às frequências das imperfeições com efeitos apropriados às altas frequências (para controle da suspensão) e baixas frequências (controle da carroceria). Desta forma, promete entregar conforto e dinâmica nos momentos apropriados.
O controle de estabilidade também tem sua própria programação de atuação para interferir o mínimo possível em tocadas mais agressivas.