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Novo ABS para bicicletas elétricas permite usar o freio da frente sem dó

Além de impedir travamento das rodas, sistema da Bosch monitora equilíbrio do ciclista e impede levantamento da roda traseira

Por Eduardo Passos
14 jul 2022, 17h06
Módulo do ABS fica sobre a roda dianteira
Módulo do ABS fica sobre a roda dianteira (Divulgação/Bosch)
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Com a popularização das bicicletas elétricas, principalmente em deslocamentos urbanos, algumas situações típicas das “magrelas” estão mais comuns. Quem já precisou frear bruscamente um bike sabe dos perigos, tanto de usar o freio da frente em excesso — levantando perigosamente a roda de trás — quanto de frear a força total e mesmo assim bater.

A Bosch lida, há muito tempo, com problemas semelhantes nos carros. A alemã, então, decidiu adaptar soluções às bicicletas elétricas com o eBike ABS. É um sistema simples, que monitora a velocidade do par de rodas e dosa a frenagem seguindo diferentes objetivos.

Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo
Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo (Divulgação/Bosch)

O principal deles, claro, é a função básica do ABS: evitar que as rodas travem, diminuindo a distância necessária de parada. Isso ocorre através da dosagem dos freios hidráulicos da bike, que também são ligados ao sistema. Quando os pneus travam e, além disso, o ciclista demonstra falta de equilíbrio, o próprio atuador escolhe a pressão feita pelos freios.

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Outro ponto crítico em uma frenagem de bicicleta é o levantamento da roda traseira, que ocorre por conta da inércia do condutor. Esse desafio não foi ignorado pelo eBike ABS, que também inclui sensores na roda de trás. Dessa forma, a frenagem dianteira também leva em conta um eventual “grau ao contrário” dado pelo ciclista.

Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo
(Bosch/Divulgação)

Indo além, a Bosch preparou quatro modos de atuação do ABS. O Cargo é feito para quem leva bebês, mochilas de delivery ou qualquer outro objeto pesado de carona; como a inércia é maior nesses casos, o ABS funciona de maneira mais sútil, evitando perda de controle.

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Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo
(Bosch/Divulgação)

O modo Touring é o mais simples e eficiente, feito para deslocamentos a sós em trechos urbanos. Nele, a preocupação com o levantamento da roda traseira é maior, então a frenagem é menos agressiva.

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Caso o ciclista percorra pavimentos de cascalho ou alguma via de pior qualidade, o modo Allroad dosa esses dois aspectos. Já o modo Trail, feito para trilhas, foca principalmente no equilíbrio do ciclista, utilizando os sensores ao máximo para detectar variações bruscas no pavimento.

Ciclista pode avaliar desempenho da frenagem pelo computador de bordo
(Bosch/Divulgação)

Para adquirir o eBike ABS, é necessário que o cliente procure bicicletas elétricas que saiam de fábrica com o recurso, como as da Magura. Segundo a Bosch, o sistema não pode ser instalado em bicicletas elétricas usadas.

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