Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novas tecnologias: quem disse que carro elétrico não precisa de marchas?

Câmbio com duas marchas desenvolvido pela alemã ZF promete melhorar o rendimento dos motores elétricos na cidade e na estrada

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 21 fev 2020, 07h00 - Publicado em 21 fev 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Golf Sportsvan elétrico ZF
    A ZF instalou o sistema em um protótipo elétrico baseado no VW Golf Sportsvan 2017 (ZF/Divulgação)

    A alemã ZF criou um câmbio de duas marchas para carros elétricos.

    Segundo a empresa, embora os motores elétricos funcionem bem com apenas uma marcha, a segunda relação pode beneficiar não só o desempenho como também o rendimento dos carros.

    De acordo com a empresa, durante o desenvolvimento da transmissão com apenas uma marcha, as fábricas precisam eleger a relação que melhor atenda as necessidades de uso do motor.

    câmbio ZF duas marchas
    O câmbio está pronto para ser instalado em novos projetos (ZF/Divulgação)

    E, normalmente, essa relação privilegia o torque, o que favorece o uso do carro em condição de tráfego urbano. Ao fazer isso, porém, as fábricas abrem mão das velocidades mais elevadas, alcançadas nas estradas.

    Continua após a publicidade

    “Com o câmbio de duas marchas é possível satisfazer ambas as situações e ainda conseguir melhorar o consumo de energia por permitir que o motor trabalhe em rotações menores”, afirma o diretor da ZF, Bert Hellwig.

    cãmbio duas marchas ZF
    O sistema consiste de engrenagens e um atuador controlado eletronicamente (ZF/Divulgação)

    Segundo o executivo, a caixa de duas marchas pode aumentar a autonomia de um veículo acima de 5%, na comparação com uma transmissão de uma marcha apenas.

    Além das engrenagens, a caixa da ZF é automática e consiste de um atuador elétrico controlado por uma central eletrônica. O sistema modular pode ser acoplado a motores de diferentes tamanhos e potências.

    Continua após a publicidade
    bolt
    Carros elétricos em geral, como o Chevrolet Bolt, têm apenas uma marcha (Divulgação/Chevrolet)

    A troca-padrão da primeira para a segunda marcha ocorre a 70 km/h. Mas pode variar.

    O momento das trocas pode mudar em razão do modo de condução (econômico/esportivo) ou em função do piloto automático preditivo, que reconhece a topografia das vias.

    A transmissão apresentada era dimensionada para motores elétricos de 140 kW (190 cv).

    Continua após a publicidade
    Novas tecnologias: quem disse que carro elétrico não precisa de marchas?
    A Porsche foi pioneira ao adotar duas marchas em seu superesportivo elétrico Taycan (Divulgação/Porsche)

    Ao contrário dos motores a combustão, que necessitam de muitas marchas porque só conseguem entregar o melhor rendimento em uma determinada faixa de giro, os elétricos funcionam bem com apenas uma marcha porque estão sempre em rotações elevadas, geram o tempo todo torque abundante e são eficientes em uma ampla faixa de rotação.

    formula e
    Na Fórmula E, existem carros com até três marchas (FIA/Divulgação)

    O sistema da ZF é o primeiro disponível para aplicação em escala industrial. Mas não é o primeiro da história. O Porsche Taycan apresentado em 2019 tem câmbio de duas marchas. O protótipo Tesla Roadster também tinha duas marchas.

    Continua após a publicidade

    E, na Fórmula E, algumas equipes possuem carros com três marchas (embora muitos carros tenham apenas uma marcha).

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.