Novas Ram 2500 e 3500 são picapes mais potentes do Brasil e chegam aos R$ 679.990
Motor 6.7 turbodiesel foi atualizado e agora entrega até 436 cv e 148,7 kgfm, e está casado com câmbio de oito marchas

Além do título de maiores picapes do Brasil, as novas Ram 2500 e 3500 agora também são as picapes mais potentes do Brasil. A linha 2025 só estreia no Brasil agora, com atualizações no visual e o motor seis cilindros 6.7 turbodiesel modernizado para gerar 436 cv e 148,7 kgfm. Os preços são proporcionais à força.
Preços das Ram 2500 e 3500 modelo 2025:
- 2500 Laramie – R$ 559.990
- 3500 Laramie Night Edition – R$ 619.990
- 3500 Longhorn – R$ 679.990
Estes preços representam um aumento significativo na comparação com a linha 2024 e também houve redução na gama de versões. Isso porque a Ram 2500 Laramie partia dos R$ 489.990 e ainda tinha a configuração Night Edition por R$ 499.990, mas esta deixa de ser importada (a produção é no México).

Já as Ram 3500 partiam dos R$ 504.990 para a versão Laramie (que deixa de existir), passava pelos R$ 514.990 da 3500 Laramie Night Edition e chegava aos R$ 549.990 na Longhorn. Esta versão topo de linha ficou R$ 120.000 mais cara na linha 2025.
Quais são as diferenças entre as Ram 2500 e 3500
As duas picapes são quase gêmeas, o que muda é a suspensão traseira: a Ram 2500 têm eixo rígido five-link com molas helicoidais e a Ram 3500 tem eixo rígido com feixe de molas. As capacidades de cada uma também mudam, pois a 2500 leva até 1.001 kg e reboca 8.948 kg e a 3500 pode levar 1.599 kg na caçamba ou puxar trailers com até 9.079 kg.

Essa distinção já existia. A maior evolução técnica está mesmo no motor seis cilindros em linha 6.7 High-Output, fabricado pela Cummins. Esta versão tem 59 cv e 32 kgfm extras graças a evoluções no bloco, cabeçote, sistemas de controle de emissões e também à adoção de um turbocompressor de geometria variável (TGV).

Com a mudança, o câmbio automático de seis marchas foi trocado por um de oito, também um TorqueFlite da ZF, que também pode ter ajudado a melhorar o desempenho, mas a Ram não divulga dados de aceleração e velocidade máxima das picapes. Também não divulga o consumo. As picapes continuam com tração 4×4 com reduzida.
Picapes têm design atualizado

Também houve mudanças no design. As diferenças mais notáveis ficam por conta da grade dianteira, menor e com novo formato e com o escrito Ram maior, e também há novos faróis divididos em duas partes. O para-choque, por outro lado, segue praticamente idêntico. Na traseira, todas as versões receberam novas lanternas de leds.
Algumas alterações são dedicadas a algumas versões. A Ram 2500 Laramie tem novas rodas aro 18 e estribo lateral cromado fixo, enquanto as Ram 3500 têm estribos elétricos. A 3500 Laramie Night Edition se difere por ter grade na cor preto brilhante, logotipos escurecidos, retrovisores com acabamento preto e para-choques na cor da carroceria, além do interior totalmente preto.

Por dentro, as Ram 2500 Laramie têm acabamento marrom e bege, enquanto as 3500 Longhorn têm interior de couro marrom com pequenas partes de tecido e com filigranas com estilo country e até fivelas metálicas decorando os bolsos atrás dos bancos dianteiros.

As três versões são bastante luxuosas por dentro, mas o acabamento e o conteúdo varia entre elas. Todas têm duas bases de carregamento sem fio e quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, mas só as 3500 têm central vertical de 14,5 polegadas e apenas a versão Longhorn tem de série uma tela de 10,25″ para o carona, que é ativada porque o motorista não pode ver as informações exibidas nela.

A versão mais cara também tem bancos dianteiros elétricos, com ventilação, aquecimento e função de memória para o motorista que contempla também a posição dos espelhos e a regulagem elétrica de distância dos pedais, mas a direção é apenas escamoteável, sem ajuste de profundidade. Os bancos traseiros têm aquecimento e podem ser levantados para transformar o espaço em uma área de carga.
Você está sendo filmado (em silêncio)
A Ram 3500 também tem sistema de som Harman-Kardon com 750W de potência e sistema de cancelamento de ruído ativo na cabine, mas as 2500 também tem para-brisa e vidros dianteiros laterais acústicos.
O motorista também ode monitorar oito cãmeras, sendo que duas delas amplia a visão lateral do carro e projeta as imagens no espelho retrovisor interno, sendo mais útil para o uso com grandes reboques. O retrovisor, por sinal, também pode mostrar a imagem da traseira.

Também é possível conectar ao carro mais duas câmeras que podem ser instaladas no reboque, vendidas como acessório. A versão Longhorn tem de série um assistente de reboque, que opera eletricamente a direção em manobras com o reboque.
Independente da versão, as maiores picapes da Ram estão disponíveis no Brasil apenas nas cores Prata Granite Crystal (metálica), Preto Diamond (perolizada) e Branco Bright (sólida).