Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova VW Golf Variant R é perua esportiva com direito a modo drift

Com o tamanho ideal para uma família, mas sem perder a esportividade o Golf R Variant tem velocidade máxima de até 270 km/h

Por João Vitor Ferreira
8 jul 2021, 07h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Golf R Variant possui traseira maior e potencia igual ao do hatch
    (Divulgação/Volkswagen)

    Mais que uma alternativa para quem não gosta muito de SUVs, a nova Volkswagen Golf Variant R é uma alternativa aos hatches esportivos para quem não pode abrir mão de um carro espaçoso para a família. 

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    A parte mecânica segue o Golf R à risca. O motor 2.0 TSI gera 320 cv e 42 kgfm e torna esta a Variant mais potente já feita. Ela acelera de 0 km/h a 100 km/h em 4,9 segundos, apenas 0,2 a mais comparado à versão hatch. Ele alcança velocidade máxima de 250 km/h, aumentando para 270 km/h caso opte pelo pacote R Performance. O câmbio é automático de sete marchas e com dupla embreagem.

    Continua após a publicidade

    O pacote opcional também adiciona dois modos de direção: Special (ou Nürburgring) e até o Drift Mode. Além disso, o R Performance Package também substitui as rodas de 18’’, por um conjunto maior de 19’’.

    Quatro modos originais vem de fábrica na nova Variant
    Por padrão de fábrica, a nova Variant possui quatro modos de direção: Confort, Sport, Race e Individual. (Divulgação/Volkswagen)

    Assim como o motor, a nova Golf Variant possui o mesmo sistema de tração integral, com vetorização do torque 4Motion. Com ela, a tração, além de ser dividida apenas entre os eixos traseiro e dianteiro, ela também ajusta a quantidade de torque que será enviada para cada uma das rodas traseiras, o que melhora o desempenho do veículo nas curvas. 

    Continua após a publicidade

    A perua ainda tem pinças de freios de 18 polegadas, uma polegada maior que o seu antecessor, suspensão mais dura e opção de pneus Bridgestone ou Michelin. Na carroceria o design segue com detalhes semelhantes ao do hatch, como as entradas de ar aumentadas, saias laterais grossas e quatro saídas de escapamento.

    Variant possui dois modos de direções adicionais e exclusivos do pacote R performance
    O modo de direção Special, adapta a Variant para as pistas de corrida, como a de Nürburgring, na Alemanha. Já o modo Drift deixa as curvas mais divertidas e seguras. Ambos são exclusivos do pacote opcional R Performance. (Divulgação/Volkswagen)

    No interior, a Golf Variant vem com volante e bancos esportivos por padrão. O painel de 10,25’’ com o Digital Cockpit Pro, específico da linha R, oferece recursos exclusivos, como conta-giros horizontal, na parte superior do display totalmente digital e um cronômetro de voltas, caso você queira brincar com sua perua em uma pista de corrida. O controle por comando por voz deixa toda a operação mais intuitiva.

    Continua após a publicidade
    Interior da nova Variant
    Como um carro familia, a nova Variant possui comodidades como ganchos para sacolas, porta traseira com abertura elétrica, rede para bagagem e tomadas de 12 V e 230 V. (Divulgação/Volkswagen)

    A central multimídia tem tela de 10 polegadas e conectividade com todos os sistemas da VW, como o Volkswagen ID, que permite personalização utilizando navegação em nuvem, e o Volkswagen WE, que mantém o usuário conectado com os serviços online da montadora. Não foi informado se haverá conexão com Android Auto ou Apple CarPlay, mas se seguir os padrões do hatch, é provável que sim.

    bancos e interior da nova variant
    (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Servindo como uma alternativa para quem não gosta muito de SUVs, a Variant terá capacidade de carga de até 1.642 litros, com os bancos traseiros dobrados, diminuindo para 611 litros com os assentos na posição normal.

    As encomendas do Golf R Variant começam no dia 8 de julho para a Europa, e ele não será vendido nos Estados Unidos ou aqui no Brasil. O preço inicial no mercado Europeu é de $ 55.585 euros, ou R$ 343.000 na cotação atual.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa de QUATRO RODAS 746
    A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.