Nova picape da Stellantis tem lançamento próximo e terá visual da Ram 1500
Provavelmente chamada de Ram 1200, picape mostra que engenharia da Stellantis conseguiu fazer algo bem diferente da Toro, ainda que tenham mesma base
![Camuflagem leve reforça que a nova picape será uma "mini-Ram 1500"](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Ram-1200-flagra-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A picape média que promete bagunçar o segmento no Brasil está cada vez mais próxima de ser lançada. O projeto 291 da Stellantis, provavelmente chamado de Ram 1200, já roda em testes há algumas semanas e, agora, exibe o que parece ser a sua carroceria final.
Já sabíamos há alguns meses que a picape média, com desenvolvimento entre Betim (MG) e Goiana (PE), seria construída sobre a mesma plataforma Small Wide 4×4. Monobloco, ela serve de base para modelos que vão do Renegade à Toro e Commander.
Mesmo assim, é surpreendente ver o porte da nova picape média, que não deve muito em termos de porte a concorrentes de chassi sobre a carroceria, como Toyota Hilux, Ford Ranger e outras médias do mercado.
![Projeção da nova picape média da RAM (REPRODUÇÃO PROIBIDA) (2) Nova picape herda a base daFiat Toro, revista e ampliada](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Projecao-da-nova-picape-media-da-RAM-REPRODUCAO-PROIBIDA-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mini-Ram 1500
Ainda que a camuflagem zebrada esconda as linhas da caminhonete, é possível notar detalhes como a grade frontal que se assemelha a de modelos maiores da Ram. É um caminho obviamente intencional, dado que o prestígio das linhas 1500 e 2500 será aproveitado para promover a novidade.
![Ram 1200 flagra (1) Chamam atenção a altura da tampa traseira e o vão livre](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Ram-1200-flagra-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em termos de mecânica, haverá um afastamento da Fiat Toro, ainda que a nova Ram compartilhe o mesmo “DNA” com a picape intermediário. O modelo maior usará motor 2.0 turbo a gasolina, da linha GME. São esperados algo na casa de 260 cv e 40 kgfm, com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4.
A versão a diesel deve trazer motor 2.2 turbo Multijet II, com expectativa de que vá além dos 200 cv e 45 kgfm. A transmissão também será de nove marchas com 4×4. O modelo a diesel pode atrasar um pouco, mas as primeiras versões da nova picape devem chegar às concessionárias brasileiras no meio de 2023, fabricadas em Pernambuco.