Antecipada por flagras, a nova Nissan Frontier foi revelada oficialmente hoje com uma série de atualizações no design e na mecânica, além de novas versões. A picape média estreará primeiro em mercados da Ásia e na Austrália, onde é vendida como Navara.
As mudanças no visual são facilmente percebidas. A grade dianteira cresceu e agora está mais parecida com a Nissan Titan, irmã maior vendida nos Estados Unidos. Os faróis passam a ter leds nos fachos alto e e baixo e luzes diurnas de leds integradas, em forma de C.
O capô ainda está mais alto e tem novos vincos. Para-choque frontal também é novo e coloca os faróis de neblina em posição mais elevada do que antes.
A traseira, ou melhor, a caçamba da nova Frontier exibe novas lanternas e também uma nova tampa da caçamba com chapa mais reta e o nome da picape em relevo.
Havia a expectativa da Nissan Frontier receber algumas evoluções técnicas da Mercedes Classe X, que teve sua produção cancelada após discordâncias entre as duas fabricantes. Isso pode estar relacionado com a adoção de novo eixo traseiro, aumento da capacidade de carga, aumento do volume da caçamba e também com a adoção de uma nova caixa de direção que promete melhorar a manobrabilidade em baixas velocidades e reduzir a vibração e os ruídos.
Por dentro, a picape média ganhou novo volante com design parecido com os de Versa e Kicks, além de uma nova central multimídia.
Há, ainda, novidades no pacote de equipamentos. O pacote Nissan Intelligent Mobility, com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e câmeras de visão 360° com função específica para o off-road serão equipamentos de série na Ásia e na Oceania. Eles se juntam a outros sistemas já oferecidos por lá, como o assistente de permanência em faixa, o alerta de pontos cegos e o alerta de tráfego cruzado.
A versão das fotos é a nova PRO-4X, com grade, maçanetas, retrovisores e rodas aro 17 pretos, peças refletivas nas molduras das caixas de roda e detalhes em tom de laranja avermelhado espalhados pela carroceria.
Não houve mudanças na mecânica. A linha 2021 da nova Frontier seguirá à venda com motor 2.3 biturbo a diesel de 190 cv combinado ou com câmbio manual de seis marchas ou automático de sete. O 2.3 turbodiesel de 160 cv foi descontinuado.
Neste primeiro momento a Nissan comunicou o início da nova Frontier na Tailândia e no México, de onde a picape média já foi importada ao Brasil. Fora isso, disse que a picape também será montada em Pretória, na África do Sul. Mas nada disse a respeito das unidades fabricadas em Santa Isabel, na Argentina, de onde chegam as unidades vendidas no Brasil atualmente.
Procurada, a Nissan do Brasil enviou o seguinte posicionamento:
“A Nissan está muito satisfeita com o desempenho da Frontier e com a crescente aceitação de nosso produto pelos clientes, conforme demonstrado em nossa crescente participação no segmento. A Frontier é a picape Nissan mais avançada já produzida até agora e vamos manter sua competitividade para apoiar nosso crescimento planejado e continuar superando as expectativas dos clientes.”
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