Nova geração do Dodge Charger troca V8 por novo seis cilindros biturbo
Diferente de outros muscles, Dodge Charger estreia uma nova geração sem abandonar os motores a combustão, agora um 3.0 biturbo
O Dodge Charger a gasolina ainda não está morto. Embora uma versão elétrica esteja em desenvolvimento, sua nova geração continuará com versões com motor a combustão. A diferença é que os motores V8 estão dando lugar ao seis cilindros Hurricane, que também acabaram de estrear nas picapes Ram nos Estados Unidos.
A empresa vai colocar um pé nos carros elétricos, mas quer continuar oferecendo esportivos a gasolina. É diferente do que faz a Chevrolet, que já anunciou o fim dos Camaros a combustão. Se existir um modelo novo, será elétrico.
Os novos Dodge Charger a gasolina são chamados de Sixpack e terão duas variantes. O topo de linha é o Charger Sicpack H.O., equipado com o motor seis cilindros 3.0 biturbo Hurricane, capaz de gerar 557 cv. É o mesmo utilizado na Ram 1500 2025. Há, também, a versão Sixpack S.O., com potência de 426 cv.
O curioso é que o novo Charger tem visual que remete ao antigo Challenger, o cupê esportivo da Dodge. Mas também terá uma versão quatro portas, como o antigo Charger.
O CEO da marca, Tim Kuniskis, afirmou que os dois modelos Sixpack com motor Hurricane darão ao amantes de Dodges opções a gasolina com números de potência e torque melhores que os dos antigos modelos V8.
Para efeito de comparação, os últimos V8 HEMI tinham 375 cv na versão 5.7 e 492 cv na versão 6.4. Sem contar que a plataforma tinha mais de 20 anos e vinha dos tempos que a Chrysler estava unida à Daimler.
A nova geração é baseada na nova plataforma STLA Large da Stellantis. Ao mesmo tempo que permitirá a criação de um Charger elétrico, permite que versões a gasolina tenham tração traseira ou integral.
A Dodge ainda não divulgou muitas informações sobre a nova geração do Charger, mas já é possível afirmar que o modelo terá câmbio automático de 8 marchas, como o da última geração.
Os carros serão construídos na fábrica da empresa em Windsor, Canadá. Contudo, se o Charger elétrico chega às lojas ainda em 2024, os carros a gasolina só estreiam nas lojas em 2025.