A primeira imagem oficial da nova geração do BMW X3 vazou na internet e está dando o que falar. Isso porque o SUV será responsável por dar início nova proposta de design por fora e por dentro, além de uma série de alterações em conceitos técnicos.
Diferente do X3 atual, a próxima geração ostenta um design muito parecido com o do SUV esportivo XM. O que melhor representa essa semelhança é a grade maior, mais quadrada e com formato octogonal.
Os faróis também estão bem diferentes. Eles ganharam um formato mais afilado e os novos DLRs em forma de ‘L’, avançando em um padrão já visto nos veículos mais recentes da BMW.
Todo esse conjunto de mudanças, somado a um formato mais quadrado da dianteira, fez a imaginação das pessoas voar e é aí que começam as comparações. Alguns internautas notaram que a nova grade junto dos farois mais agressivos deixaram o SUV parecido com um castor raivoso.
Outros pegaram no pé do novo padrão de listras da grade, que une linhas verticais e diagonais, em um padrão muito parecido ao utilizado nos gabinetes de computador da empresa sueca Fractal. Mas também há quem diga que elas se assemelham a um executivo vestindo um terno giz riscado cruzando os braços.
Independente do que a sua imaginação enxergue ali, é provável que tenhamos que nos acostumar com o novo padrão. Isso porque, mesmo que muitos não tenham reparado, ele também é usado no novo Série 1 — com exceção da versão esportiva M135 xDrive. A diferença é que as riscas são bem mais discretas, sendo pintadas de preto fosco ao invés do prateado, como no X3.
O fato é que esse vazamento praticamente confirma a separação entre o X3 e a sua contraparte elétrica iX3. Na geração atual, ambos dividem o mesmo padrão visual, mas a partir da próxima, o SUV elétrico irá se basear no conceito Vision Neue Klasse X, não só na aparência como também na arquitetura, sendo responsável por estreá-la. Enquanto isso, o modelo a combustão se manterá a plataforma CLAR.
Quanto a motorização, sabe-se que o novo X3 terá motores 2.0 de quatro cilindros em linha de e 3.0 seis cilindros em linha. O mais provável é que a BMW faça melhorias em relação às versões híbridas, oferecendo maior diversidade de opções e até mais alcance elétrico para os plug-ins.