Nova Ford F-150 é usada para energizar casas durante nevasca no Texas
Versão híbrida pode ter gerador de 7,2 kW integrado e vem alimentando residências inteiras durante crise energética no Texas
A forte nevasca que vem atingindo o estado americano do Texas tem feito proprietários das novas Ford F-150 híbridas usarem suas picapes para um propósito bem especial.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Todas as versões têm opção de tomadas de energia, mas o gerador interno das caminhonetes têm gerador interno de robustos 7,2 kW. E isso tem salvado muita gente do frio e da escuridão total após o colapso das redes elétricas do estado.
O gerador das picapes é capaz de manter algumas luzes da casa acesas, bem como televisores, aquecedores elétricos e até freezers para comida. Os relatos apontam que o gerador consome aproximadamente um quarto de tanque a cada 72 horas ligado. É muito mais do que qualquer gerador convencional, que esvazia o pequeno tanque em algumas horas.
Isso também evita que os proprietários precisem sair em meio à neve para reabastecer o gerador constantemente, além do motor da picape ainda ser bem mais silencioso.
As F-150 têm uma tomada convencional na caçamba, onde os usuários podem ligar extensões em direção às residências e ali plugar o que for necessário.
A Ford já tomou conhecimento do novo uso da picape e já vem pedindo a concessionários do Texas que emprestem para as comunidades afetadas unidades em estoque das picapes com os geradores. O item é um opcional para as versões híbridas.
Segundo a marca, há cerca de 415 unidades equipadas com o sistema no pátios de lojas texanas. Os lojistas podem receber cerca de US$ 600 a mais por picape para colocarem essas unidades na frota de empréstimos.
A Ford enviou cartas às concessionárias informando que as picapes podem ser cedidas sem documentação de venda ou financiamentos, e que poderão ser reintegradas aos estoques após esse uso, e continuarão sendo consideradas zero quilômetro, podendo ser vendidas normalmente.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.