Nova Dakota quer colocar Ram na briga com Hilux e Ranger
Nova picape média a diesel da Ram aparece pela primeira vez como uma evolução da Titano, mas terá o mesmo motor 2.2 de 200 cv

De Campo Largo, no Paraná, para Córdoba, na Argentina. A Ram está recuperando o nome Dakota, da picape Dodge que foi nacional entre 1998 e 2001, com a sua mais nova picape média exclusiva para a América Latina. Ela é baseada na Fiat Titano e surge primeiro como um “show car”, mas traz evoluções que a versão Fiat não verá tão cedo. O conceito apresentado no evento de apresentação nesta quarta-feira (13) foi batizado de Nightfall.
Se a Titano foi uma adaptação simples sobre o projeto da Peugeot Landrek – que não foi lançada no Brasil e já saiu de linha, a nova picape da Ram tem dianteira exclusiva.

Seus faróis são mais estreitos e full-led, com assinatura luminosa integrada por uma barra sob o capô. Os faróis de neblina também são de led. O formato da grade, com um enorme “RAM” estampado na altura dos faróis e o para-choque também são exclusivos.
Na lateral, porém, as mudanças são mais discretas. Até as enormes maçanetas da Fiat Titano são as mesmas. Colocaram rodas com beadlocks e pneus de uso misto, mas isso faz parte da decoração desta unidade, assim como o santoantonio sobre a caçamba.

Assim como a Titano, a nova Ram será uma das maiores picapes médias do segmento, com cerca de 5,30 m de comprimento e 3,18 m de entre-eixos.
A traseira se distingue pelas lanternas, também de led, e pela tampa da caçamba com o enorme logotipo “RAM” colado no centro.
Interior
A Ram Dakota foi concebida com base na Changan Hunter mais recente, uma versão com design evoluído na comparação com a picape que serviu de base para a Titano. Isso ficará ainda mais evidente quando a cabine for revelada: terá duas telas de grandes dimensões, para o quadro de instrumentos e a central multimídia. O freio de estacionamento eletrônico e o freio a disco nas quatro rodas já estão presentes na Fiat Titano 2026.
Não se fala sobre a oferta de um motor a gasolina, como o Hurricane 2.0 turbo de 272 cv. A nova Ram terá apenas o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, combinado ao câmbio automático de oito marchas e à tração integral (4WD). Neste momento, no entanto, a Ram ainda não detalhou a mecânica da sua nova picape.
Espera-se que a nova Ram tenha preços acima dos praticados com a Titano, que vai dos R$ 233.990 aos R$ 285.990. Na prática, a Ram vai para cima das versões mais equipadas das Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, com o mesmo projeto da picape da Fiat mas com a proposta mais sofisticada que a Ram construiu no Brasil.
A picape estreia no Brasil apenas em 2026, mas na Argentina, onde será fabricada, o lançamento acontecerá ainda em 2025.