Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova CNH começa a ser emitida a partir de amanhã; veja tudo o que muda

Dentre as novidades estão novos itens de segurança e um quadro para facilitar a identificação do tipo de CNH

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 31 Maio 2022, 19h06 - Publicado em 31 Maio 2022, 18h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A partir de amanhã (1° de junho) a CNH estará de cara nova. O documento passará a ser emitido pelos Detrans com mudanças estéticas e novos elementos a fim de aumentar a segurança contra falsificações e atender requisitos de identificação internacional.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Todos que tirarem a primeira habilitação a partir de amanhã já receberão a CNH em seu novo formato, que estará disponível de por via física e digital, através do aplicativo Carteira Nacional de Trânsito. 

    Para quem já tem sua CNH, porém, a troca não será imediata. Logo, motoristas veteranos só receberão o novo documento após a próxima renovação, caso necessitem alterar algum dado ou adicionar categoria ou se precisarem emitir a segunda via.

    CNH 2022
    Entre as novidades da nova CNH, além do visual, está a tabela com os tipos de veículos (Contran/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A nova CNH será apresentada pelo Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Moura Carneiro, nesta quarta-feira em uma cerimônia em Campo Grande, Mato Grosso. Nela serão apresentadas todas as mudanças do documento.

    Visualmente, a CNH terá também tons de amarelo e azul, junto com o verde já utilizado. Na frente, a assinatura do motorista passa a estar localizada logo abaixo da foto de identificação. Também haverá as letras “P”, caso o documento seja uma permissão para dirigir ou “D”, se a CNH já for a definitiva.

    Continua após a publicidade
    CNH 2022
    Elementos gráficos ajudam a identificar a possíveis falsificações da CNH (Contran/Divulgação)

    No verso, destaca-se o novo quadro com as letras e a silhueta das carrocerias, que indicam quais segmentos o motorista está apto a dirigir. Essa ilustração foi escolhida para facilitar a identificação do tipo de CNH por autoridades de outros países.

    Foi adicionado um novo campo de observações, que informará se o motorista exerce atividade remunerada ou se possui alguma restrição médica e, caso deseje, também será permitido que o motorista coloque seu nome social e filiação afetiva. Já as restrições do condutor, como deficiências, serão mostradas de forma codificada.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Na parte de segurança, novos elementos gráficos com efeitos de fluorescência e reação à luz UV, imagens secretas e hologramas foram adicionados. O QR code, presente desde 2017, permanece. Além disso, a CNH apresentará um número de registro nacional e outro estadual.

    No mais, tudo segue como antes. A validade continua sendo de dez, cinco e três anos, dependendo da idade do condutor. O limite de 40 pontos, as regras sobre multas que não pontuam, desconto para pagamento de multas e todas as outras normas que entraram em vigor em abril de 2021, também continuam inalteradas.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.