Nós já havíamos adiantado que a Chevrolet S10 iria ganhar grade de Chevrolet Camaro e conexão Wi-fi. E estávamos certos: a linha 2021 da picape ganhou um novo visual baseado na identidade mundial da marca e novos equipamentos tanto de segurança quanto de conectividade.
Entre as principais novidades da S10 2021 estão os seis airbags para todas as versões cabine dupla, frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres, além de Wi-Fi de série e My link com acesso a Android Auto e Apple Car Play sem fio, ou seja, sem a necessidade de cabos para conexão.
Na dianteira, a picape reestilizada recebeu novo para-choque, mas faróis e capô não mudaram. O para-choque, o nicho dos faróis de neblina e as tomadas de ar, porém, mudaram bastante. A grade bipartida, por exemplo, foi ampliada e recebeu formato de carretel, com trapézios contrapostos alargados de dentro para fora, e não mais o contrário.
Preços partem de R$ 125.390 para a versão de entrada 2.5 Ecotec Advantage e chega aos R$ 213.290 para a topo de linha High Country 2.8 Diesel – agora com grade exclusiva.
A marca também aumentou a oferta de versões 2.5 Ecotec e 2.8 Diesel.
Na linha flex, a picape renovada ganhou opções LTZ 4×2 e 4×4. Já na linha 2.8 Diesel, a marca incluiu a versão LS com transmissão manual.
Versões LTZ e High Country com motor diesel mantiveram os mesmos preços da linha 2021. Os demais tiveram reajuste médio de R$ 5 mil.
Conectividade
O Wi Fi nativo é a grande novidade da linha 2021. Segundo a marca, o sinal é até 12 vezes mais estável que o de um smartphone e é mais rápida, graças a antena que amplifica a conexão à rede 4G. É possível ter sinal a até 15 metros de distância da picape e até sete pessoas pode usar a rede simultaneamente.
Um nova geração do multimídia MyLink também é apresentado com o lançamento da S10. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no país.
O aplicativo My Chevrolet também recebeu melhorias e agora é possível ligar a picape remotamente, possibilitando o acionamento do ar condicionado a distância. Também permite destravar e travar as portas pelo app, além de agendar revisões e realizar diagnósticos de problemas mecânicos.
Segurança
A linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.
Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.
A S10 também utiliza a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência. A picape já oferecia alerta de colisão frontal e alerta de saída involuntária de faixa.
Visual
Além da mudança na dianteira, a Chevrolet assumiu uma diferenciação entre a versão topo de linha High Country e as demais versões.
Na nova S10 High Country, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez, aparece deslocada do centro. Está mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia. Todo esse conjunto se harmoniza com os faróis com LED e com o para-choque.
Motorização
A novidade que chega com a linha 2021 é a adoção de uma nova turbina, a mesma que equipa a picape Chevrolet Colorado norte-americana. Segundo a GM, a vantagem do componente é que uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. Mas não houve alteração nos números de potência e torque.
A nova S10 2021 continua a ser ofertada com motores 2.5 Ecotec e 2.8 Diesel que podem ser ligados aos câmbios manual e automático de seis marchas.
O motor 2.5 Flex entrega 197 cv a 6.300 rpm e torque de 26,3 kgfm a 4.400 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol a potência é de 206 cv a 6.000 rpm e torque de 27,3 kgfm a 4.400 rpm.
O motor 2.8 Turbo diesel rende potência de 200 cv a 3.600 rpm e torque de 44,9 kgfm a 2.000 rpm com câmbio manual e 51 kgfm a 2.000 rpm com transmissão automática.
Confira os preços e equipamentos de cada uma das versões:
Chevrolet S10 Advantage 2.5 4×2 MT – R$ 125.390: seis airbags, alerta de pressão de pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, computador de bordo, capota marítima, rodas de 16″, direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, chave tipo canivete, controle de velocidade de descida, acabamento em tecido, sistema multimídia MyLink 3, 4G a bordo e serviço OnStar.
Chevrolet S10 LT 2.5 4×2 AT e 2.8 4×4 AT – R$ 141.990 e R$ 187.590: Advantage + alarme, maçanetas na cor do veículo, piloto automático, detalhes em prata no interior, coluna da direção com regulagem de altura, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.
Chevrolet S10 LTZ 2.5 AT (4×2 e 4×4) e 2.8 4×4 AT – R$ 146.790 e R$ 206.190: LT + alerta de colisão frontal com detector de pedestres, alerta de saída de faixa, luz diurna em LED, interior com detalhes cromados, estribos laterais, rack de teto, rodas de 18″, volante em couro, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático, retrovisor fotocrômico, retrovisor externo com rebatimento elétrico, partida remota, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, MyLink com tela de 8″ com espelhamento sem fio e banco do motorista elétrico.
Chevrolet S10 LS 2.8 4×4 MT – R$ 169.200: seis airbags, controles de tração e estabilidade, alerta de pressão dos pneus, rodas de aço de 16″, assistente de partida em rampas, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, controle de velocidade de descida e som com Bluetooth e USB.
Chevrolet S10 High Country 2.8 4×4 AT – R$ 212.290: LTZ + para-choque dianteiro exclusivo, santantonio exclusivo, acabamento interno em alumínio polido, rodas de 18″ exclusivas.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.