Depois de mais de 30 anos de hegemonia o carro chefe, ou melhor, a moto chefe da divisão de motocicletas da BMW chegará às lojas em 2013, equipada com refrigeração líquida. A nova R 1200 GS foi totalmente redesenhada para o próximo ano. Mas, a maior revolução está no novo motor que conta com um sistema de refrigeração que a fábrica declara ser bem parecido com o anterior, continuando a usar o ar para ajudar no resfriamento do motor mas, em vez de óleo, agora utilizando uma mistura de água e glicol em dois pequenos radiadores.
Já o sistema de alimentação agora está instalado na vertical, bem em cima dos cilindros e não atrás como na antiga versão. O câmbio está integrado no bloco e a embreagem passou a ser banhada em óleo. São dezenas de outras alterações que segundo a marca bávara elevaram a potência de 110 para 125 cv, além de deixá-la mais econômica e menos poluente. Ela ainda ganhou 5 mapas diferentes de gerenciamento eletrônico, nova calibragem eletrônica de suspensões, novo quadro, novas pinças de freio e pneu mais largo na traseira. E, evidentemente, o visual foi inteiramente revisado para manter a R 1200 GS como a rainha desse segmento.