Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Nós já vivemos o futuro da mobilidade

Welcome Tomorrow Mobility Conference, que acontece em outubro, mostrará que a mobilidade já evoluiu muito

Por Ana Luiza Morette
Atualizado em 20 set 2018, 17h09 - Publicado em 13 set 2018, 10h36
BMW i3
Serviços de carsharing como o Urbano já são realidade no Brasil (Divulgação/BMW)

Montadoras interrompendo a fabricação de carros à combustão e investindo grandes quantias no desenvolvimento de tecnologias autônomas, empresas criando plataformas de carsharing entre seus colaboradores e desenvolvendo aplicativos de carona como parte do seu plano de mobilidade. Não parece, mas o futuro da mobilidade já chegou.

É sobre esse futuro que a Welcome Tomorrow Mobility Conference 2018 vai falar nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no WTC de São Paulo.

O evento promete debater os principais pontos capazes de transformar a forma como nos locomovemos, pensando em como devolver mais tempo à nossa vida através da nossa mobilidade.

Cases de mobilidade, tecnologia, propósito e inovação que estão mudando o mundo em que vivemos são algumas das pautas do evento. A tecnologia aliada à mobilidade está transformando a a medicina, a educação, o mercado de trabalho e a forma como nos locomovemos.

As cidades do futuro e a inovação promovida pelas startups também serão debatidas durante os três dias de evento, incentivando as discussões da construção de um novo mundo.

Continua após a publicidade
Nissan Leaf
O Nissan Leaf foi nosso primeiro elétrico no teste de Longa Duração, em 2015 (Acervo/Quatro Rodas)

A WTM18 trará palestras sobre esses temas, além de promover experiências capazes de transformar a mentalidade de quem passa por lá, materializando a mobilidade que antes parecia exclusiva do futuro – e que agora já está no nosso dia a dia.

Com um time de 100 palestrantes – Flavio Tavares (PARAR), Fabio Coelho (Google) e Alejandro Furas (Latin NCAP) integram o time –, três palcos, dezenas de espaços de conteúdos simultâneos, os três dias de WTM18 prometem ser o maior evento de mobilidade já promovido no planeta.

O futuro dos modais

Entre os assuntos, o futuro dos modais será destaque na WTM18. A inovação é chave no desenvolvimento de novos modais e na reinvenção dos modais que já estamos acostumados.

Continua após a publicidade

Quando, em outubro de 1908, a Ford anunciou que lançaria o Ford T para venda em larga escala, deu também um passo rumo ao futuro da mobilidade. Os carros à combustão, que antes eram produzidos artesanalmente e eram difíceis de dirigir davam espaço a um modelo democrático, com um preço acessível e que podia ser pilotado por qualquer um.

Agora, em uma era onde a mobilidade se mostra cada vez mais acessível e democrática, é preciso reconhecer esses avanços.

Os carros elétricos já estão conquistando espaço no nosso dia a dia e no mercado de veículos no Brasil e no mundo. Hoje, são sete modelos disponíveis, elétricos e híbridos, no mercado brasileiro – entre as opções da BMW, da Toyota, da Ford, da Lexus e da Volvo, enquanto isso, outras marcas prometem ganhar espaço neste mercado: a Nissan, a Chevrolet e a BYD estão trabalhando para tornar seus modelos híbridos e elétricos nacionais.

mobilidade
Serviços como Uber e 99 também são responsáveis por mudanças na mobilidade urbana (uber/Divulgação)
Continua após a publicidade

Mais que ganhar espaço no mercado, os elétricos estão prestes a conquistar as fábricas: a Volvo tem planos de interromper a produção de veículos à combustão até 2020.

Os autônomos também estão cada vez mais próximos de saírem do papel. Empresas como o Google, a Tesla e a Uber estão deslocando equipes inteiras para se dedicarem exclusivamente à produção de tecnologias para tornar os carros cada vez mais inteligentes e independentes – além de muito mais seguros. Mais que questionar como serão os carros, é preciso repensar sua utilidade.

As plataformas de carsharing, os aplicativos de mobilidade como a Uber e a 99, e os aplicativos de carona recolocam a necessidade dos automóveis no dia a dia das pessoas: mais que um modal, o que faz sentido é encará-lo como um serviço. Entre a geração Y, 62% dos jovens consideram desnecessário possuir um carro próprio – consideram mais efetivo (e barato) utilizar os aplicativos, por exemplo.

QUATRO RODAS é parceira oficial da WTM18 e está ajudando a fomentar as principais questões da mobilidade no Brasil e no mundo.

Os ingressos para o evento já estão a venda e podem ser adquiridas no link: https://bit.ly/2O4ivRK.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.