Viajar para outros países é ainda mais especial para os fãs de carros. Uma ida aos Estados Unidos, por exemplo, é oportunidade de experimentar a vasta oferta de picapes full-size do país e admirar lançamentos exclusivos. Com sorte, é possível até mesmo cruzar com um ônibus da Viação Cometa. Ou quase isso.
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Foi o que aconteceu com Ailson Cesar Ferreira, que seguia viagem rumo à cidade de Mount Vernon, no estado de Nova Iorque, onde mora. Ao parar em uma praça de alimentação à beira da estrada, o mineiro se deparou com um coletivo na clássica pintura e compartilhou o flagra no Facebook.
O inusitado encontro em Lumberton, Carolina do Norte, repercutiu entre entusiastas da “busologia”, gerando uma espécie de força-tarefa para desvendar a identidade do bólido, que, como esperado, não subiu as BRs rumo ao Hemisfério Norte.
O coletivo de carroceria Volvo é registrado, na verdade, em nome da empresa Genesis Turismo LLC, com endereço na capital do Arizona, Phoenix. O nome não é utilizado além de questões burocráticas e dá lugar, na prática, à marca JC Lomer, estampada em outros veículos e nas redes sociais.
Agência de turismo, a JC Lomer é baseada no vizinho México e especializada em rotas de lazer para os EUA. Há partidas de San Luis de Potosí, Querétaro e mais quatro cidades, levando turistas até lugares famosos, outlets e outros serviços em território americano.
As viagens superam 24h e 3.000 km de distância, atendendo os estados do Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama, Geórgia e Carolinas do Sul e Norte, onde um dos veículos foi avistado. Também há viagens excepcionais a destinos como Wisconsin, já nas vizinhanças do Canadá.
E se não há problemas como assaltos e estradas precárias, os ônibus de carroceria Volvo e Irizar encaram desafios como neve, furacões e a implacável fronteira entre México e Estados Unidos com regularidade.
De acordo com busólogos do “Ônibus, Minha Segunda Casa”, a viação existe há uma década e sua frota é composta por 11 veículos. A identidade visual teria sido copiada por seu “desenho e criatividade excelentes, que encheram-nos de prazer ao colocá-los em nossa frota”, explicou o administrador das redes sociais da JC Lomer. A repercussão entre os fãs dos coletivos fez com que brasileiros honrados enchessem as páginas da agência com elogios, além de comentários bem-humorados acerca do crossover incomum.
Contactado pela página, o Grupo JCA — dono da verdadeira Viação Cometa — afirmou não ter conhecimento prévio do plágio, mas levou com bom humor a homenagem e sequer indicou possibilidade de processos ou notificações extrajudiciais. A holding ainda explicou que a identidade visual usada no Norte corresponde ao layout de 2001 da Cometa, já abandonado.