Nissan Versa 2023 chega ao Brasil sem reestilização e parte dos R$ 100.190
Motor 1.6 recebeu os mesmos ajustes do Nissan Kicks e está menos potente para se adequar ao Proconve L7
Para quem esperava para breve a chegada do Nissan Versa com visual atualizado ao Brasil esse é um banho de água fria. O facelift virá, mas ainda não tem data definida, já que primeiro a produção irá atender a demanda de mercados como os Estados Unidos, chegando posteriormente em outros países.
A linha 2023 do sedã compacto está chegando às lojas agora com mudanças relacionadas à gama de versões, mas quase nada diferente no visual. O novo ano-modelo marca o fim do Versa Sense com câmbio manual. A opção já havia deixado o configurador da marca devido a problemas com a produção no México.
Por falar em produção, essa é outra notícia positiva em relação ao sedã. O Nissan Versa sofreu bastante com problemas na sua linha de montagem, o que afetou diretamente a oferta de carros no Brasil em 2022. Tanto que, na média, teve 470 carros vendidos por mês ao longo do ano. Agora a situação estaria regularizada e o modelo poderá ser encontrado sem problemas em todas as concessionárias Nissan.
Outras novidades dizem respeito ao pacote de equipamentos. O Versa Sense CVT ganhou sinal de parada de frenagem de emergência, faróis de neblina, luzes diurnas e função follow me home para os faróis principais, que se mantiveram halógenos. Completam a lista seis airbags, ar-condicionado, comandos de áudio no volante, chave presencial, retrovisores com ajustes elétricos, assistente de partida em rampa e sistema de som com rádio AM/FM, entrada auxiliar e três portas USB (duas para os passageiros do banco de trás e uma para os da frente).
Subindo um degrau, o Versa Advance foi o único que não teve novidades em sua lista de equipamentos. Logo, acrescenta câmera traseira, central multimídia de 7’’ com Apple CarPlay e Android Auto com fio, roda de liga leve aro 16, acendimento inteligente dos faróis, quadro de instrumentos digital de 7’’ e retrovisores externos com indicadores de direção, todos equipamentos que não são encontrados no Sense.
A partir da versão Advance o Nissan Versa tem alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro. Esse sistema ativa a buzina duas vezes quando detecta algo no banco de trás após o fechamento da porta do motorista ao sair do carro.
O Nissan Versa mais completo é o Exclusive, que não tem novidades. É a única configuração com câmeras de visão 360°, alerta de ponto cego e detector de objetos em movimento. Também estão inclusos rodas de liga leve aro 17, faróis e DRL em LED, antena barbatana de tubarão e volante e bancos com acabamento premium (couro sintético). De novo, apenas o carregador por indução.
Alterações técnicas passariam batidas
A parte mecânica é quase a mesma, com o motor 1.6 16V flex, que chega aos 110 cv e 15,2 kgfm (gasolina) e 113 cv e 15,3 kgfm (etanol), aliado ao câmbio CVT. Na linha 2022 o motor gerava 114 cv com os dois combustíveis.
As mudanças são as mesmas que vimos no Nissan Kicks em meados de 2022 e foram feitas para adequar o motor ao Proconve L7. O motivo para elas não terem chegado antes é o mesmo que atrapalhou as vendas do Versa no ano passado: os problemas de produção na fábrica mexicana, que atrapalharam a importação ao longo de 2022.
Se a carroceria não ganhou visual atualizado, sua estrutura está diferente. A Nissan garante que o sedã teve sua rigidez reforçada para melhorar a dirigibilidade, enquanto a suspensão dianteira tem ângulo de cáster 30% maior e a traseira ganhou novos suportes e sistemas de fixação. Diz a fabricante que isso ajuda a ter 15% menos de inclinação na carroceria em curvas.
No geral, o rodar do Nissan Versa é confortável, mas é possível sentir a carroceria balançar e algumas imperfeições dependendo da situação da pista e da velocidade. Quanto ao motor, tem boa potência, mas seu ruído invade a cabine, mesmo em ocasiões em que não está sendo tão exigido. Muito pelo fato do seu torque máximo ser entregue aos 4.000 rpm, tanto com gasolina, quanto com etanol.
Por dentro, o acabamento é refinado e bonito, principalmente na versão topo de linha, que recebe materiais premium, dando uma textura macio ao console e trazendo maior conforto nos bancos e volante. Independente da versão, a posição de dirigir é boa e os assentos, com ajuste de altura manual, seguram bem o corpo.
O Versa será vendido a partir de R$ 100.190 na versão Sense. Uma redução de R$ 1.000 em relação ao ano-modelo 2022. A variante intermediária Advance tem preço de R$ 109.370 e o Exclusive custa R$ 121.690.