Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nissan terá SUV maior que o Kicks no Brasil; veja opções

Fabricante japonesa está decidindo se leva Qashqai ou X-Trail; modelo seria importado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 jan 2018, 16h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nissan Rogue
    Rogue é uma  (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Nissan Rogue
    Vendido nos EUA como Rogue Sport, Qashqai é um dos cotados para o Brasil (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Fabricado em Resende (RJ), o Kicks foi o Nissan mais vendido no Brasil em 2017. Foram 33.464 unidades emplacadas, o que lhe garantiu o quarto lugar no disputado segmento de SUVs compactos. Agora a Nissan quer ir além.

    Publicidade

    Em conversa com QUATRO RODAS no Salão de Detroit, o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, falou dos próximos planos da marca para o País. Um dos mais importantes é oferecer um SUV acima do Kicks.

    Publicidade
    Nissan Rogue
    O X-Trail é maior, mais alto e mais largo (Henrique Rodriguez/Nissan)

    “Nós temos que ter uma visão de continuidade, principalmente em relação a consolidação de marca. Nós poderíamos trazer qualquer SUV, como Pathfinder, X-Trail, Qashqai e Juke, mas precisamos ter continuidade”, conta.

    A Nissan já começa a se preocupar em fidelizar os primeiros clientes que compram o Kicks, que tendem a trocá-lo por um carro maior, mais caro e mais potente. É onde se encaixam SUVs médios como Jeep Compass, Peugeot 3008, Honda CR-V, Hyundai ix35 e Chevrolet Equinox.

    Publicidade
    Nissan Rogue
    Rogue Sport tem lanternas mais largas e afastadas da vigia traseira (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    “Tanto o Qashqai como o X-Trail entram exatamente do segmento que está crescendo no Brasil, que é o de SUVs médios. Qualquer um dos dois têm chances de entrar no mercado brasileiro de modo consistente. O X-Trail já tem uma história de nome e o Qashqai ainda não tem, e essa é parte da nossa discussão. É uma das razões de estarmos aqui em Detroit, exatamente discutir com nossos chefes globais exatamente as opções que nós temos”, conta Marco.

    Qashqai e X-Trail são praticamente o mesmo carro, mas têm propostas diferentes. Não é à toa, que o X-Trail é vendido nos EUA como Rogue e o Qashqai como Rogue Sport.

    Publicidade
    Nissan Rogue
    Por conta da terceira fileira de bancos, X-Trail é 10 cm maior (Henrique Rodriguez)

    Além do design mais agressivo, o X-Trail é 10 cm mais longo, além de ser um pouco mais alto e largo que o Qashqai. Isso porque ele tem como opção uma terceira fileira de bancos, o que pode ser bastante interessante no Brasil, onde o novo Tiguan estreará com versão de sete lugares nos próximos meses.

    O Qashqai, por sua vez, é mais urbano. Tem design mais ousado e suspensão mais firme, além de custar um pouco menos e ser um dos carros mais vendidos na Europa desde a geração anterior.

    Publicidade
    Nissan Rogue
    SUVs compartilham o mesmo painel (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A pegada mais agressiva do X-Trail vem desde a geração anterior (que foi vendida no Brasil entre 2005 e 2010), quando tinha pegada aventureira e tração integral.

    Enquanto o X-Trail é vendido com motores 2.0 de 145 cv ou 2.5 de 170 cv, ambos a gasolina, o Qashqai tem um interessante 1.6 turbo de 163 cv, além do mesmo 2.0 do X-Trail. Todos eles são combinados com câmbio automático CVT.

    Publicidade

    O futuro de March e Versa

    “O Micra que hoje é comercializado na Europa não é o produto que teremos no Brasil. Por que? Por ser um produto feito para a Europa. Nós temos que fazer a tropicalização do produto para nossa necessidade e para nossos requerimentos internos”.

    Continua após a publicidade
    Coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido para 0,29
    Micra europeu é bem maior e mais sofisticado que o March que temos no Brasil (divulgação/Nissan)

    É a adaptação do carro para as exigências de cada mercado no que diz respeito a acabamento, equipamentos e até mesmo dimensões internas. A ideia é passar a tratar o Micra como um carro diferente do March, em um segmento superior hoje ocupado por VW Polo, Fiat Argo e Ford Fiesta, mas Silva não negou que o March poderá manter muito do design do Micra.

    A Nissan também já decide o futuro do Versa, que compartilha plataforma e mecânica com o March, mas vende mais: foi o segundo Nissan mais vendido em 2017, com 23.370 unidades.

    n-nissan-versa
    Nissan Versa não tem mudanças no Brasil desde 2014 (Divulgação/Nissan)

    “É um carro que entrega economia, dirigibilidade e espaço, e faz sucesso por isso. Lógico que com o passar do tempo você olha o carro e vê que é necessário atualizar ele e essa é uma das coisas que estamos planejando. Mas isso não necessariamente aconteceria depois do lançamento do sucessor do March atual”, conta.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.