Nissan terá novo SUV nacional menor que o Kicks em 2026
Próximo modelo nacional compartilhará plataforma com o Renault Kardian e terá motor 1.0 turbo que equipará o irmão maior

A Nissan possui uma linha bem enxuta no Brasil, com apenas quatro modelos: Kicks, Versa, Sentra e Frontier. O plano é expandir o portfólio aos poucos, principalmente de SUVs. Começará com a nova geração do Kicks nos próximos meses, mantendo a versão antiga com o nome Kicks Play. Em 2026, será a vez de um crossover de entrada, menor e mais barato que o Kicks.
A existência desse modelo havia sido adiantada por Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan Brasil e agora foi reiterada pela fabricante em uma apresentação dos próximos carros que serão lançados mundialmente nos próximos anos.

Segundo a fabricante, este modelo é um “SUV subcompacto” e será lançado durante o ano fiscal 2025, que termina em março de 2026. A empresa o descreve como “estiloso”, ainda que não tenha divulgado nem mesmo um teaser.
Como adiantado por QUATRO RODAS, o novo carro da Nissan terá um forte parentesco com o Renault Kardian, usando a mesma plataforma RGMP. É uma ideia antiga, que vem desde 2020 e que nasceu quando a Aliança Renault-Nissan havia criado uma estratégia, agora descartada. A Renault ficaria responsável por desenvolver os modelos nos segmentos mais baratos, com a Nissan recebendo uma versão própria. O mesmo aconteceria com veículos maiores, porém com a fabricante japonesa como responsável pelo desenvolvimento.
View this post on Instagram
O crescimento do Kicks na segunda geração, que passou a medir 4,37 metros de comprimento, ajuda a abrir espaço para o novo modelo. Se seguir o Kardian, terá algo em torno de 4,10 m, deixando-o cerca de 27 cm menor que o seu irmão maior. Até mesmo o Kicks Play é consideravelmente maior, medindo 4,31 m.
Sua motorização deverá ser formada pelo 1.0 turbo de três cilindros, que fará sua estreia no novo Kicks nos próximos meses. Embora seja um propulsor da mesma família HR10 do Kardian, produzido pela Horse, o SUV da Nissan terá mudanças em diversos aspectos técnicos. É possível até que não entregue 125 cv como no Renault, ficando com uma potência por volta dos 118 cv.
Por seu posicionamento, é possível que tenha uma versão mais barata com o 1.6 aspirado de 113 cv que ainda equipa o Versa e o Kicks Play. Uma variante com câmbio manual faria sentido para conseguir um preço bem baixo, porém a Nissan se afastou deste tipo de transmissão por conta da baixa procura.