A Nissan registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) as patentes do novo Micra.
O compacto é vendido no Brasil como March, mas nosso modelo está na quarta geração – uma atrás do hatch oferecido na Europa.
Durante o Salão de Tóquio, o presidente da Nissan para as Américas, José Luis Valls, revelou que os sucessores de March e Versa seriam desenvolvidos no Brasil.
Para bom entendedor, isso significa que a marca lançaria uma variação simplificada do Micra europeu – e esta hipótese ganha força diante das patentes registradas.
A ideia seria aproveitar a plataforma V (a mesma do March atual), também utilizada pelo Kicks. Em tempo: o modelo europeu é feito sobre a base modular CMF B, cujos custos elevados inviabilizariam sua produção local.
A plataforma não seria o único item compartilhado com o Kicks. Do SUV compacto viriam o interior (que já é o mesmo do Micra europeu) e vários itens tecnológicos, como o painel parcialmente digital e as assistências de segurança.
Como fica o March no Brasil?
A ideia da Nissan é vender March e Micra no mercado brasileiro. Enquanto o primeiro ocuparia o posto de carro de entrada, o segundo enfrentaria os hatches premium, como Fiat Argo, Ford New Fiesta e Volkswagen Polo.
A situação do Versa ainda não está definida, mas a tendência é que o sedã passe pelo mesmo processo de refinamento para encarar Fiat Cronos e VW Virtus.
O lançamento do Micra, porém, deve demorar. Fontes ligadas à empresa afirmam que sua estreia ocorreria apenas entre 2020 e 2021. Até lá, a tendência é que o March permaneça em linha sem alterações significativas.