Antigamente, quem quisesse um SUV baseado na Nissan Frontier podia escolher entre o X-Terra e o Pathfinder. Na China, a joint-venture Zhengzhou Nissan deu seu próprio jeito para oferecer um SUV baseado na atual geração da picape mais barato e simples que o Nissan Terra.
É o Nissan Palaso, nome que a fabricante diz ser inspirado no Monte Parnaso, na Grécia, e em toda mitologia ligada a ele. E seu grande destaque é ter a caçamba fechada e totalmente unida à cabine, algo que não acontece na picape, que tem cabine e caçamba separados e presos ao chassi.
A empresa, que também tem versões com carroceria adaptada da Frontier dos anos 1990, diz ter reforçado toda a estrutura do veículo. E é possível ver nas fotos que todo o interior da parte que seria da caçamba recebeu acabamento interno.
A dianteira é bem diferente da Nissan Frontier, pois o carro foi baseado na Rui Qi 6, uma versão da picape trabalhada pela própria Zhengzhou. Mas a empresa também produz a picape com visual global.
O mais curioso no Nissan Palaso está em não usar nem o motor 2.3 turbodiesel Nissan ou o 2.4 aspirado das picapes da marca, mas sim um motor BMW a gasolina. Se trata de um 1.8 turbo instalado na longitudinal de bons 231 cv e 30,6 kgfm combinado com câmbio manual de seis marchas.
Este motor é da família Prince, desenvolvida pela BMW (para uso nos Mini) e pela PSA (os 1.6 THP usados até hoje). Na China, esses motores são produzidos (e até otimizados) pela XCE para ser usado pela Brilliance e outras marcas locais – caso da Zhengzhou. A PSA, por sua vez, permitiu que a Dongfeng e a Changan produzam a versão 1.6 desse motor.
O lançamento oficial do Nissan Palaso será em novembro. A fabricante diz que, por ser um veículo de passageiros, está isento de vistorias por seis anos e não tem prazo de desmantelamento obrigatório nem paga pedágio em feriados como um veículo comercial.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.