Nissan Note é atualizado e antecipa visual do Kicks 2025
Hatch compacto, que é o híbrido mais vendido do Japão, ganha atualização visual que dá indício sobre o que veremos no Nissan Kicks em 2024
Desconhecido no Brasil, o Nissan Note desbancou o Toyota Prius e hoje é o carro híbrido mais vendido do Japão – são 96.514 carros contra. Agora, o hatch compacto passou por uma boa reestilização que conferiu a ele a mesma linguagem de design que estará na nova geração do Nissan Kicks, com lançamento no Brasil previsto para o início de 2025.
O que o Nissan Note tem de tão especial é a nova interpretação do design “V-motion” na grade, com filetes horizontais e detalhes cromados que tentam prolongar visualmente os faróis. Os para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados. Os faróis de led são de série.
Na traseira, a barra preta interligando as lanternas não é novidade. O próprio Kicks fabricado no Brasil tem isso desde a última reestilização. Mas as lanternas horizontais estarão na nova geração do SUV compacto. Também espere por rodas com desenho geométrico, mas as que aparecem nas fotos do Note, são, na verdade, calotas.
Por dentro, o que mudou no Note foram alguns apliques decorativos e a forração dos bancos. Mas a tendência é que esse estilo do painel, com a central multimídia voltada para o motorista, se estenda à nova geração do Kicks. Uma novidade do hatch é a chave presencial, que trava e destrava o carro por proximidade.
A mecânica híbrida que tanto faz sucesso no Japão é a E-Power, que usa um motor três cilindros 1.2 de 82 cv como um gerador, trabalhando de forma estacionária para alimentar um motor elétrico dianteiro com 116 cv e 28,4 kgfm. A versão com tração integral tem mais um motor elétrico traseiro com 68 cv e 10 kgfm.
Como será a nova geração do Nissan Kicks 2025
Embora essa mecânica tenha sido considerada para o Nissan Kicks no Brasil (está disponível para o SUV no Japão), a nova geração do modelo terá mecânica de origem Renault.
O Nissan Kicks 2025 fabricado no Brasil será equipado com o novo motor três-cilindros 1.0 turbo flex, com injeção direta, e estará sempre combinado a um câmbio de dupla embreagem com seis marchas, o mesmo do Renault Kadian. O motor será derivado do antigo 1.0 aspirado que equipou o March.
Em novembro, a Nissan anunciou um investimento de R$ 2,8 bilhões em sua fábrica localizada em Resende (RJ), a fim de fabricar novos SUVs que serão exportados para o resto da América Latina e novos motores. Um desses SUVs será a nova geração do Kicks, com vendas previstas para o início de 2025.
A fabricante também antecipou que um novo motor turbo também será montado no local. Resta saber se será o mesmo motor 1.0 turbo ou outro motor maior, que poderia vir a ser usado em uma futura versão híbrida. A Renault também dependerá de um motor mais potente e híbrido para seu novo SUV cupê médio.
O design do novo Kicks ainda permanece em segredo sob camuflagem. No entanto, detalhes começam a surgir. Além da dianteira inspirada nos lançamentos mais recentes da marca, o SUV compacto terá perfil com linha de cintura elevada, molduras plásticas nas caixas de roda e traseira com inclinação que remete aos cupês. A intenção também é elevar o padrão do principal carro da Nissan no Brasil. A apresentação global do novo Kicks é esperada para meados de 2024.