Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nissan Leaf tem desconto de R$ 62.690 para bombar suas vendas

Sentindo o tempo e com novos concorrentes, Leaf ficará sensivelmente mais barato para reajustar seu foco no mercado brasileiro de elétricos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 19 jan 2023, 17h37 - Publicado em 19 jan 2023, 17h36
Nissan Leaf 2023
Nissan Leaf 2023 foi reestilizado por fora, mas isso não serviu para aquecer as vendas (Divulgação/Nissan)
Continua após publicidade

Em um mercado tão recente quanto o de carros elétricos, o tempo passa mais rápido. Lançada em 2017, a atual geração do Nissan Leaf certamente tem seu lugar na história, dada a inovação que representou. Mesmo assim, seis anos é tempo demais para um elétrico, e o Leaf já sente as marcas do tempo.

Para amenizar essa situação, a Nissan anunciou um imenso desconto no modelo, que atualmente custa R$ 298.940 e passará a custar R$ 235.800. Segundo fontes que adiantaram o desconto de R$ 62.690, o principal motivo diz respeito às vendas, que estariam em baixa. Mas esse preço só vale para 30 unidades em todo o Brasil.

QUANTO ERA? R$ 298.940
QUANTO SERÁ? R$ 235.800

 

Em dezembro, o Leaf teve apenas 6 unidades emplacadas. Novembro foi um pouco melhor (63 emplacamentos), após um outubro que viu apenas 9 vendas. Em números absolutos, não é um desastre para o pequeno segmento de elétricos do Brasil, mas representa um sinal de alerta iminente para o carro do tipo mais vendido em 2021.

Continua após a publicidade
Bolt EV (à esquerda) mudou mais que o Leaf na linha 2023
O Chevrolet Bolt se desprendeu do antigo rival ao ganhar reestilização profunda, novo interior e manter superioridade das baterias (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em 2023, a coisa pode piorar, pois esse segundo escalão de EVs terá concorrência bem maior. Projetos mais recentes, como o BYD Yuan Plus e o Peugeot e-2008, devem roubar fatia de mercado na faixa dos R$ 260.000. Quem se dispõe a pagar mais do que R$ 300.000 dificilmente fugirá de alguma versão do Volvo XC40.

Nissan Leaf
“Painel do Leaf exibe marcas do tempo”, dissemos em nosso teste do ano passado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Com o imenso desconto, o Leaf deixará de ser o terceiro carro mais caro do seu grupo (abaixo do XC40 e do Chevrolet Bolt). O modelo da Nissan agora será a opção imediatamente acima do Peugeot e-208 (R$ 219.990) e do primeiro nível de preços dos elétricos, constituído pelos subcompactos urbanos Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC e-JS1.

Nissan Leaf
Mais tradicional, Leaf pode ser confundido com um carro a combustão em termos de estilo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Enquanto não traz sua nova geração de EVs ao Brasil, a redução no preço é saída encontrada pela marca para amenizar as fragilidades do Nissan Leaf. Entre pontos mais destacados no nosso último teste, o hatch peca principalmente na autonomia, de apenas 270 km (WLTP). Outro ponto falho é o carregador rápido, que opta pela tomada padrão CHAdeMO, incomum no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.