Nissan Kicks 2025 vai conviver com geração de 2016 no Brasil
Segunda geração do Kicks poderá ser apresentada na próxima semana, mas a Nissan garantiu que as duas serão fabricadas no Brasil juntas
A nova geração do Nissan Kicks será fabricada no Brasil e está com lançamento confirmado para meados de 2025, com dimensões maiores e mecânica mais avançada. Mas a primeira geração, lançada em 2016, não vai sair de linha.
Quem garantiu isso foi a própria Nissan do Brasil, que também confirmou a produção nacional da segunda geração do SUV compacto. Tamanha transparência pode ter motivo: novo Nissan Kicks 2025 poderá ser apresentado na próxima semana, durante o Salão de Nova York.
Esta seria uma estratégia para não prejudicar as vendas da primeira geração do Kicks, que ainda vende muito bem apesar dos quase oito anos de mercado.
Foram emplacadas, em média, 4.230 unidades por mês em 2023 e houve um crescimento de 23% no primeiro bimestre de 2024 frente ao ano anterior. E isso tem explicação: é bastante espaçoso e tem um bom porta-malas para um carro com 2,62 m. Mas o motor 1.6 aspirado de 113 cv ajuda a explicar como há espaço para venderem a nova geração em paralelo.
A Nissan anunciou, no final de 2023, um investimento de R$ 2,8 bilhões no Brasil para fabricar em Resende (RJ) dois novos SUVs e também um motor turbo já a partir de 2025. É o Kicks, seu novo motor 1.0 turbo e um SUV ainda misterioso.
Como será o Nissan Kicks 2025
A própria Nissan adianta que o Kicks 2025 será um carro inteiramente novo. Ele seria baseado na plataforma RGMP, base modular global que acaba de estrear no Brasil com o Renault Kardian. Mas será uma base suficientemente diferente para ter outras dimensões e até mesmo sua própria versão do 1.0 turbo.
Isso porque, enquanto a Renault já monta em São José dos Pinhais (PR) o motor 1.0 TCe flex de 125 cv e 22,4 kgfm do Kardian, por enquanto com 20% de nacionalização, o Nissan Kicks será equipado com outro três-cilindros 1.0 turbo flex fabricado em Resende. Podem ser motores da mesma família HR10, mas não serão exatamente iguais nem na entrega de potência e torque. E ainda poderá ter variante híbrida-leve.
O câmbio, porém, tende a ser o mesmo DW23: um automatizado de dupla embreagem banhada a óleo com seis marchas.
O design do novo Kicks ainda permanece em segredo sob camuflagem. No entanto, detalhes começam a surgir. Além da dianteira inspirada nos lançamentos mais recentes da marca, como o novo Note. O Kicks 2025 terá perfil com linha de cintura elevada, molduras plásticas nas caixas de roda e traseira com inclinação que remete aos cupês.
A intenção está mais do que clara: é elevar o padrão do principal carro da Nissan no Brasil, ainda que para isso a primeira geração do Kicks precise ser mantida em linha para funcionar como “escada” para o novo, bem como o Nissan Creta Action faz para a nova geração.