Nissan Frontier sairá de linha na Argentina para nova ser mexicana em 2026
Fabricante confirma o fim da produção da caminhonete na Argentina para dezembro

Após meses de rumores, a Nissan oficializou que a picape Frontier deixará de ser fabricada na Argentina a partir de dezembro, junto com a sua irmã Renault Alaskan.
A fabricante comunicou os funcionários da fábrica em Córdoba e os fornecedores, e a nota oficial foi divulgada em seguida. Com o fim da picape argentina, a Nissan Frontier 2026 será importada do México.
O comunicado foi feito por Ricardo Flammini, presidente da Nissan Argentina, em uma rápida apresentação. Isto faz com que a Nissan encerre de vez a produção de veículos no país vizinho, sem colocar um substituto para a picape na linha de montagem.
Ainda não se sabe como ficará o projeto de uma picape intermediária baseada na Renault Niagara, que por sua vez será feita em Córdoba.

É um momento interessante para o anúncio, pois a Nissan acabou de divulgar um teaser da Frontier com um novo design, afirmando que era para a América Latina e com lançamento previsto para 2026.
Pelas datas, quando a Frontier passar a vir do México (de onde vieram as primeiras unidades da atual geração), já contará com o novo design.
A situação da Frontier não era nada boa há tempos. A picape não vende bem, sempre ficando entre as menos emplacadas. Em 2024, fechou o ano com 9.258 unidades, à frente apenas da Volkswagen Amarok (7.328) e Fiat Titano (6.223), lembrando que esta última não teve um ano completo no mercado.

Sem vender bem, a demanda caiu e a fabricante já estava trabalhando em um ritmo menor de produção, com 100 dias de paralisação na linha de montagem ao longo de 2024.
Os primeiros rumores sobre o fim da Nissan Frontier argentina surgiram em fevereiro, quando o Sindicato dos Mecânicos e Trabalhadores Afins dos Transportes Motorizados (SMATA) esteve na fábrica para comunicar os funcionários sobre a decisão da Nissan de encerrar a produção este ano. A data divulgada pelo sindicato era de 31 de dezembro.
Outro motivo para o fim da Frontier é o plano da Renault para o complexo. A fabricante é dona do local e tem investido na produção de novos modelos para os próximos anos, o que vai demandar mais espaço na linha de montagem. Entre os veículos previstos estão a picape Niagara e um novo Kangoo.