Nissan cria serviço para ensinar compradores a utilizarem seus carros
Fabricante japonesa passa a oferecer uma segunda entrega técnica de carros novos para explicar todos os detalhes aos compradores
Os carros estão cada vez mais complexos e sofisticados, mas um costume não muda: os compradores não param para ler o manual. Não descobrem funções que podem vir a ser úteis e podem, até mesmo, usar o carro de forma errada. É o que a Nissan quer evitar com um serviço que ensina os proprietários a usarem seus carros.
Lançado nos Estados Unidos como Second Delivery (ou “segunda entrega”, na tradução literal), é um programa que faz com que um especialista da Nissan agende uma visita aos compradores de um carro novo da fabricante japonesa cerca de duas semanas após a entrega. E não tem custo.
A intenção é fazer com que o proprietário aprofunde seu conhecimento sobre o carro, indo além das instruções passadas na entrega. Isso porque haverá um tempo para o comprador se acostumar com as principais funções do veículo antes de conhecer novas funções.
Além do mais, a emoção de retirar um carro novo também pode desviar a atenção do comprador no momento da entrega. Com essa segunda “aula” sobre as funções do carro, espera-se um melhor aproveitamento.
Não por acaso, o primeiro carro com esse serviço nos Estados Unidos é o Nissan Ariya, o carro elétrico mais avançado da marca, que também é seu produto mais tecnológico. Mas a fabricante espera ampliar esses serviços para outros modelos e, quem sabe, para outros países.
Nissan Ariya no Brasil
Durante a última edição do Salão de Tóquio, a Nissan confirmou o lançamento do Ariya no Brasil. O elétrico será algo como um carro elétrico de luxo, sem qualquer intenção de substituir o Leaf – que já está fora de linha no Brasil. O lançamento pode acontecer entre o final de 2024 e o início de 2025.
Embora seja baseado na mesma plataforma CMF-EV do Renault Megane E-Tech, o Nissan Aryia é muito maior. Tem 4,6 m de comprimento e 2,77 m de entre-eixos, ficando mais próximo do Volkswagen ID.4. Há versões com tração 4×2 e 4×4.
A versão mais potente tem 306 cv e 61,2 kgfm, permitindo que o Ariya de 2,3 toneladas (afinal, a bateria pode ter até 87 kWh) alcance os 100 km/h em 5,7 s, prosseguindo depois até os 200 km/h de velocidade máxima. A autonomia chega a até 509 km.


Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro