A nova Kawasaki Ninja ZX-10R 2011 chegou para brigar em um segmento das superesportivas com motores quatro em linha de 1 litro, onde só tem feras: as também japonesas Honda CBR 1000RR Fireblade, Yamaha YZF-R1 e a Suzuki GSX- R1000, além da alemã BMW S 1000RR.
A ZX-10 foi completamente reprojetada, não tem nada a ver com a anterior. A carenagem frontal tornou-se mais afilada e baixa. Os dois bonitos faróis simétricos se alongam até debaixo dos espelhos retrovisores – que incorporam os piscas com leds. Entre eles fica a entrada de ar do sistema de admissão, que eleva a potência em alta velocidade. Na parte superior dessa entrada de ar há um conjunto de leds, no papel de luz de posição, que dá agressividade e atualiza o design do conjunto.
A fábrica reduziu o peso da moto em 10 kg, em relação à versão 2010. São 198 kg (a seco), ante 209 da anterior. O câmbio também mudou internamente, objetivando maior esportividade – o eixo primário foi invertido, passando para cima do secundário, o que deixa o conjunto mais compacto e alto. A caixa de mudanças pode ser retirada por completo, sem ter que desmontar todo o motor – nem sequer tirar o óleo.
O painel é bem resolvido: o conta-giros é por barras indicadoras em forma de arco. Passa por cima do painel digital e tem ótima visualização. O conjunto é bem completo e inclui velocímetro, hodômetro total e parcial, indicadores de marcha em uso, dos modos de potência e do controle de tração, além de um útil relógio. Apertando um botão, o painel assume a configuração racing. Nela, o indicador de marcha toma o lugar do velocímetro (maior) e o relógio deixa lugar para o velocímetro. A ZX-10 chega ås lojas por R$ 59.900,00 e a próxima edição da QR MOTO traz a nossa impressão ao pilotá-la.
Assista ao vídeo oficial de divulgação do modelo!