Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Niela, a mecânica de 17 anos que vem fazendo sucesso na internet

Com mais de 800.000 seguidores no Instagram e muita competência, Niela vem se destacando pelo seu trabalho como mecânica

Por Lucas Parente
8 mar 2024, 14h56
Niela Mecânica (03)
 (Wesley Prado/Divulgação)
Continua após publicidade

Niela Marques é uma garota de 17 anos que, nos últimos anos, tem se destacado nas redes sociais pelo seu exímio trabalho como mecânica de automóveis.

Apesar de ainda ser muito nova, Niela começou seu trabalho com carros há mais de 3 anos, aos 14.

Niela Mecânica (02)
(Wesley Prado/Divulgação)

Seu pai, Jonas Francisco da Silva, também é mecânico e decidiu abrir sua própria oficina em 2020. Niela passou a trabalhar junto ao pai, porém, no escritório fazendo orçamentos. Até o dia que Jonas precisou sair oficina durante o horário de funcionamento e seu filho, Daniel Marques, que também trabalha na oficina, não tinha quem o ajudasse na troca de um amortecedor

Depois que Daniel chamou Niela para ajudar, tudo mudou: “Foi só morro acima, nunca mais sai do chão do pátio”, conta a mecânica.

Continua após a publicidade

Hoje ela já está sacramentada na área e presta serviço para a maioria dos clientes que vão até a oficina da família. “No início, os clientes eram todos do meu pai e eles nem sequer falavam comigo. Hoje em dia 90% dos clientes são meus”.

Niela Mecânica
(Wesley Prado/Divulgação)

Niela Marques tem quase 830 mil seguidores em sua conta no Instagram e afirma que grande parte dos seus clientes conhecem a oficina por meio de seu trabalho nas redes sociais.

Além de aprender com o pai dentro da oficina, Niela também faz cursos de mecânica no Senai para se especializar e se capacitar mais. Ela conta que, no futuro, pretende ministrar seus próprios cursos.

Continua após a publicidade

No vídeo abaixo ela mostra como trocar o sensor de nível do Honda Civic e com essa linguagem descontraída mostra o seu cotidiano na oficina ao lado do pai.

View this post on Instagram

A post shared by Niela Marques I Mecânica (@niela_mecanica)

Em um dos vídeos recentes mais visualizados, atualmente com 1,4 milhão de views, ela mostra a reconstrução completa do motor de um Chevrolet Classic e, no conteúdo abaixo, mostra o estado do comando de válvulas e até o barulho metálico do motor quando está em funcionamento.

View this post on Instagram

A post shared by Niela Marques I Mecânica (@niela_mecanica)

Continua após a publicidade

A luta contra o preconceito

Apesar do sucesso, Niela, apenas pelo fato de ser uma mulher e ainda tão nova, recebe muitos olhares preconceituosos em seu trabalho, ainda mais se tratando de um mundo tão masculinizado, como é o setor automotivo.

Entre as maiores dificuldades em trabalhar na oficina, o maior problema para ela sempre foi ter de suportar o preconceito e os olhares maldosos dos que não acreditam no seu potencial.

“Não tenho dificuldade no trabalho braçal, tudo o que meu pai e o Senai me ensinam eu aprendo e executo com perfeição.”

Niela Mecânica (04)
(Wesley Prado/Divulgação)

Segundo ela, as mulheres são mais cuidadosas e detalhistas, particularidades que trazem diferenças dentro de uma oficina. No entanto, ainda vemos poucas mulheres trabalhando na área, mas, para Niela, não é por falta de profissionais ou atração pela área:

Continua após a publicidade

Não é atrair mais profissionais mulheres, mas sim empregá-las. Todos os anos são formadas várias mulheres que estão desempregadas por falta de uma oportunidade.”

Compartilhe essa matéria via:

Niela também falou um pouco sobre suas inspirações e que, além de seu pai, sua mãe sempre a apoiou em todas as duas decisões. Na área da mecânica ela cita Thais Roland e Paula Mascari, que foram as primeiras mulheres da área da mecânica que ela conheceu.

Pedimos para ela deixar uma mensagem para as mulheres que também são amantes do mundo automobilístico, mas passam por dificuldades por conta do preconceito.

Continua após a publicidade
Niela Mecânica (04)
(Wesley Prado/Divulgação)

“Não deixe com que os julgamentos e os olhares dos outros as impeçam de realizar seus sonhos, afinal MECÂNICA E OFICINA TAMBÉM É COISA DE MENINA.”

O sucesso da Niela nos mostra muito além do preconceito, mas também a quantidade de ótimas profissionais que perdemos ao longo dos anos, apenas pelo fato delas serem mulheres. Esperamos que histórias como a dela inspirem meninas e mulheres por todo o Brasil para que possam trabalhar no segmento automotivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.