Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Não parece, mas o carro brasileiro ficou mais barato em 10 anos

A inflação acumulada em 10 anos superou a faixa de 70%, e acredite: poucos carros acompanharam o mesmo ritmo de aumento de preços

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jan 2019, 17h18 - Publicado em 29 jan 2019, 16h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Guia de Compras: Carros completos até R$ 50.000
    O carro brasileiro não ficou mais caro nos últimos 10 anos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Um Volkswagen Gol custa a partir de R$ 44.990. O Toyota Corolla não é vendido por menos de R$ 90.990. O Jeep Compass, SUV mais vendido do Brasil, custa R$ 111.990. A percepção é que o carro brasileiro ficou muito mais caro nos últimos anos.

    Mera percepção. Levantamento feito por QUATRO RODAS mostra o contrário: a maioria dos modelos viu seus preços apenas acompanharem a escalada da inflação dos últimos 10 anos, e nada mais.

    Alguns, inclusive, estão relativamente mais “baratos”, ou seja: custam menos do que seria o valor de um decênio atrás corrigido pela inflação.

    Consideramos preços publicados na edição 593, de julho de 2009, e corrigimos pelo IPC-A (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE, acumulado em 71,9% até dezembro de 2018.

    Separamos os modelos analisados em dois grupos: os que não tiveram qualquer alteração ou não mudaram de geração e os que mudaram de geração mas mantiveram mesmos nomes de versão e posicionamento no mercado.

    Continua após a publicidade

    Confira as tabelas a seguir:

    Modelo que mudaram pouco

    Preço em 2009

    Preço em 12/2018

    Valor de 2009 corrigido IPC-A

    VW Spacefox 1.6/Trend 1.6 R$ 46.070 R$ 63.460 R$ 79.197
    Fiat Strada CS 1.4/Working R$ 30.590 R$ 49.990 R$ 52.586
    Fiat Weekend 1.4/Attractive 1.4 R$ 39.290 R$ 62.490 R$ 67.542
    Fiat Doblò 1.8 Adventure R$ 58.900 R$ 98.990 R$ 101.253
    VW Fox Extreme/Xtreme 1.6 R$ 38.040 R$ 54.900 R$ 65.393
    VW Gol 1.6 R$ 31.040 R$ 51.040 R$ 53.359
    VW Voyage 1.6 R$ 33.910 R$ 58.820 R$ 58.293

    Modelo que mudaram de geração

    Preço em 2009

    Preço em 12/2018

    Valor de 2009 corrigido IPC-A

    Ford Fusion 2.5 R$ 84.900 R$ 122.200 R$ 145.948
    Toyota Hilux SRV 4X4 Diesel R$ 119.900 R$ 179.990 R$ 206.116
    Renault Sandero 1.6 Expression R$ 34.990 R$ 54.990 R$ 60.150
    Citroën C3 1.6 Exclusive AT R$ 44.740 R$ 68.990 R$ 76.911
    Honda Fit EXL 1.5 R$ 62.005 R$ 83.300 R$ 106.590
    Toyota Corolla XEi R$ 67.720 R$ 105.990 R$ 116.415

    Entre todos os modelos analisados, o único que hoje está mais caro frente ao preço de 2009 corrigido é o VW Voyage 1.6.

    Alguns Fiat, como a Strada Working, o Doblò Adventure, e ainda o VW Gol 1.6 têm diferenças de preço menores que R$ 2.000. Todos eles não tiveram grandes mudanças em seu projeto nos últimos quase 10 anos.

    Onde houve mudanças foi no pacote de equipamentos. Além de airbags dianteiros e freios ABS terem se tornado obrigatórios neste ínterim, hoje itens como ar-condicionado, direção assistida (hidráulica ou elétrica) e vidros elétricos são equipamentos de série em qualquer carro novo.

    Dos modelos analisados, só a Strada e a Weekend continuam sem oferecer ar-condicionado de série .

    Continua após a publicidade
    Fiat Weekend Attractive
    Versão de entrada da Weekend, a Attractive continua sem ar-condicionado até hoje (Divulgação/Fiat)

    Também é importante observar que o poder de compra do brasileiro aumentou. O salário mínimo de 2009, R$ 465, corresponde a R$ 799,37 hoje. Contudo, o salário mínimo em 2018 foi de R$ 954 e em 2019 alcançou R$ 998.

    Se em 2009 o Renault Sandero 1.6 custava 75,24 vezes um salário mínimo, hoje equivale a 57,64 salários.

    Os carros de hoje com preços de ontem

    Também é interessante ver quanto custaria em 2009 um carro vendido hoje e que não existia naquela época.

    Continua após a publicidade

    Carro mais barato do Brasil hoje, o Chery QQ Smile custa R$ 29.690. Pela correção reversa, ele sairia por R$ 17.250 em julho de 2009. Como comparação, naquela época o carro mais barato do Brasil era o Fiat Mille duas portas, de R$ 21.960. 

    Voltando ao exemplo do Jeep Compass, seus R$ 111.990 equivalem, de acordo com o IPC-A, a R$ 65.100 de 2009. Em tese, ele seria mais barato do que um Fiat Stilo Blackmotion Dualogic, que custava R$ 65.900.

    A pergunta que fica é: seu salário subiu 71,9% nos últimos 10 anos?

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.