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Motorista bate Porsche 911 Turbo em poste na saída de lanchonete em SP

Apesar da troca dos para-choques, braços de suspensão, farol e radiador, motorista afirma que carro está "fácil de resolver"

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 5 set 2022, 16h57 - Publicado em 5 set 2022, 16h55
Porsche acidente jundiaí
 (Reprodução/Internet)
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Um acidente causado por um Porsche 911 Turbo está viralizando na internet. O carro arrancava em alta velocidade, quando perdeu o controle e bateu em um poste de luz na altura do quilômetro 58 da Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, interior de São Paulo.

No vídeo do acidente, um Mercedes-Benz arranca primeiro pela pista que dá acesso à rodovia. Logo em seguida, o 911 sai do posto Lago Azul mas derrapa ao partir em alta velocidade, se chocando contra um poste.

Os 911 tem o motor montado atrás do eixo traseiro e, quanto ao modelo do vídeo, o motorista diz ter mais de 900 cv — o que teria sido obtido com modificações posteriores. A vantagem do motor traseiro é que o esportivo ganha um grande poder de tração, mas, por outro lado, o equilíbrio arisco do carro pode causar problemas como a “traseirada” que caiu na rede. Por conta dessa característica, os pilotos tinham dificuldades em pilotar os 911 em nas corridas do século passado.

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Com o avanço da tecnologia foram aparecendo sistemas auxiliam o motorista em momentos em que o carro possa perder o controle, como é o caso do controle de tração e estabilidade – também conhecido pelas siglas ESC ou ESP. 

Esses sistemas trabalham junto com os freios ABS, que hoje são obrigatórios, e identificam quais rodas irão perder a tração, fazendo a frenagem individual e evitando que o carro perca o controle em uma curva ou mudança rápida de direção. Eles, entretanto, podem ser desligados de modo a entregar ao “piloto” o comando da máquina.

mensagem acidente porsche 911
Mensagem postada pelo usuário Dildo Doceiro, que assume a responsabilidade em sua conta no Twitter (Reprodução/Twitter)
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Em vídeos posteriores, o motorista do 911 acidentado argumenta que, apesar da batida forte, não houve grandes danos ao veículo. Ele mesmo, entretanto, relata que foram perdidos ambos os para-choques, um dos radiadores e o braço da suspensão dianteira esquerda. Houve danos também à suspensão traseira esquerda e a um dos discos de freio, além do farol esquerdo.

 

O motorista também se justifica dizendo que perdeu a direção, por estar usando um conjunto diferente de rodas e pneus do que estava habituado. “Mandei reformar as rodas de gt3 (juntamente com pneus cup2r) (sic) e montei essas rodas originais com pneus Pirelli originais. […] O carro despregou de uma vez e não tive controle nem habilidade para reverter.”

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O seguro cobre?

O conserto pode facilmente atingir as centenas de milhares de reais. O valor tende a ficar ainda mais salgado caso não haja salvação às rodas, cujo jogo é vendido pela Porsche a R$ 38.826. A viralização do vídeo pode até dificultar uma tentativa de que a seguradora do 911 arque com o acidente.

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Isso porque o incidente captado pode conter o que se chama de “agravamento de risco”. Ou seja, o motorista age de maneira imprudente e aumenta as chances de acontecer um sinistro. Mas para que a negação da indenização seja aprovada é necessário ter um laudo ou registro de ocorrência assinado por uma autoridade policial, o que não parece ter ocorrido.

Tal “agravamento” também é um fato subjetivo, de modo que a Justiça provavelmente seria acionada para resolver um eventual protesto da seguradora.

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