Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Motor V8 mais antigo do mundo é Bentley de 1959 e só saiu de linha agora

Propulsor equipa modelos da Bentley desde 1959. A empresa britânica irá aposentar o motor para dar espaço a projetos mais novos

Por Renan Bandeira
3 jun 2020, 15h44
Motor-Bentley-L-Series-V8
V8 sairá de cena junto do Bentley Mulsanne (Car Buzz/Reprodução)

Acha os motores 1.0 e 1.4 da Chevrolet, 1.6 8V da Volkswagen e Fire da Fiat antigos? É porque não conhece o V8 L-Series da Bentley.

Este 6,75 litros inglês equipa modelos da marca há 61 anos. Mas agora chegou a hora de sua aposentadoria.

Ele foi utilizado pela primeira vez em 1959 no Bentley S2. Na época rendia 180 cavalos de potência, o que pode parecer pouco hoje mas era considerado adequado para a época – principalmente por ser mais potente que o antigo seis-cilindros em linha da marca.

bentley_s2_continental_coupe_by_mulliner_11
Motor V8 mudou bastante nos últimos 60 anos (Reprodução/Internet)

Com o passar dos anos, o enorme V8 recebeu inovações como turbocompressor, injeção eletrônica e uma série de componentes otimizados que aumentaram seu rendimento e sua eficiência. Claro que isso também justificou sua produção por tanto tempo.

Continua após a publicidade
Bentley_Continental_S2
Bentley S2, primeiro modelo a receber o motor (Reprodução/Internet)

A versão mais potente do L-Series V8 gera 537 cv e 112 kgfm de torque.

Em 61 anos de produção mais de 36.000 unidades foram montadas para equipar 23 modelos diferentes da marca britânica. E acabou se tornando o motor V8 com mais tempo em produção contínua da história.

Bentley-Mulsanne-2020
Bentley Mulsanne 2020 (Bentley/Divulgação)
Continua após a publicidade

No entanto, está com os dias contados. Isso porque o Bentley Mulsanne sairá de linha para dar lugar ao moderno Flying Spur.

Com isso, o antigo V8 também deixará de ser produzido. O novo Flying Spur se renderá à eficieñcia de motores mais novos, como o V6 híbrido que deverá marcar o início da caminhada da empresa para a eletrificação.

Bentley-Flying_Spur_First_Edition-2020-1280-01
Bentley Flying Spur é o substituto do Mulsanne (Bentley/Divulgação)

No Brasil, os motores em produção há mais tempo são os 1.6 8V da Volkswagen; a família Fire da Fiat e os motores 1.0 e 1.4 da Chevrolet.

Continua após a publicidade

O propulsor da marca alemã equipa os modelos da empresa desde a década de 1970. Com o passar do tempo, recebeu inovações tecnológicas e também um novo posicionamento no cofre do motor, deixando de ser longitudinal para ser transversal.

715900
Motor V8 6,75 L também cresceu bastante em 61 anos (Bentley/Divulgação)

Os motores Fire foram lançados na Europa em meados da década de 1980. Por aqui, é um pouco mais jovem, passando a equipar os veículos da marca italiana desde o início deste século.

Já os 1.0 e 1.4 Família 1 da Chevrolet apareceram no mercado em 1994, com o lançamento da família Corsa.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Motor V8 mais antigo do mundo é Bentley de 1959 e só saiu de linha agora
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.