Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Motor diesel com quatro turbos é apresentado pela BMW

Com 400 cv e 77,6 mkgf de torque, novidade promete consumo de combustível 5% menor do que motor de três turbos

Por Diego Dias
Atualizado em 9 nov 2016, 14h56 - Publicado em 2 Maio 2016, 20h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Motor N57S BMW

    A busca pela eficiência energética está ampliando a adoção do turbo em diversas categorias. O turbocompressor já é largamente utilizado em motores a diesel, mas recentemente a proliferação de blocos a gasolina e sobrealimentados têm sido expressiva – isso é efeito colateral do downsizing, movimentação da indústria na redução da cilindrada adotada pelos fabricantes.  Porém, até o momento, motores dotados de quatro turbos eram restritos a modelos superesportivos, como o Bugatti Veyron. Pois é, eram.

    A BMW quebra essa lógica com o novo propulsor diesel 3.0 de seis cilindros equipado com quatro turbocompressores, que deverá estar disponpivel em breve para as versões mais caras do Série 7.

    LEIA MAIS:

    >> BMW Série 1: Nem parece um nacional

    >> Carro turbo: Querendo ou não, você ainda terá um

    Continua após a publicidade

    >> Audi A3 ganha cara nova e motor 1.0 turbo

    A novidade foi apresentada no 37ª Internacional Simpósio de Viena, na Áustria – evento onde as fabricantes costumam apresentar novas tecnologias. O motor seis-cilindros 3.0 movido a diesel de três turbos (código N57S) de 386 cv e 75,5 mkgf, ganhou mais um turbo e passou a desenvolver 400 cv e 77,6 mkgf de torque entre 2.000 e 3.000 rpm – força limitada eletronicamente para preservar a transmissão automática de 8 velocidades da ZF. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos.

    De acordo com a marca, dois turbos são responsáveis pelo torque em baixas rotações, enquanto a outra dupla manda força para o motor quando ele trabalha em altos giros. Apesar da maior potência por conta do acréscimo de um turbo, o novo propulsor será até 5% mais eficiente em consumo de combustível do que o 3.0 triturbo que equipa atualmente o X5 M50d. Além de mover o Série 7 750 xDrive, o motor poderá equipar as versões topo de gama do Série 5 e X5.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.