Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Motor 1.3 turbo do Renault Duster agora é nacional e está mais fraco

Motor 1.3 turbo agora gera 163 cv de acordo com a fabricante e é nacionalizado no momento em que está em desuso na Europa

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jan 2025, 18h51 - Publicado em 29 jan 2025, 18h08
Renault Duster Iconic Plus, com motor 1.3 turboflex, testado por QUATRO RODAS
Renault Duster Iconic Plus, com motor 1.3 turboflex, testado por QUATRO RODAS (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Horse anunciou o início da produção nacional do motor 1.3 TCe, o motor turboflex que, hoje, equipa apenas o Renault Duster. Este motor, que é chamado de HR13, começa a ser feito no Brasil já adequado às normas do Proconve L8, com potência e torque reduzidos.

De acordo com a Horse, o motor 1.3 turbo flex gera agora 163 cv e 25,5 kgfm a 1.600 rpm, o que é uma redução até mesmo em relação ao divulgado pela própria empresa anteriormente: 167 cv e 27,5 kgfm a 1.600 rpm. Nas aplicações usadas pela Renault eram 170 cv e 27,5 kgfm até a entrada em vigor do Proconve L8.

Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch
Motor 1.3 turbo usado por Duster e Oroch (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A adequação dos motores inclui uma série de sistemas, um novo mapa para o motor e também a adoção do sistema ORVR que evita emissões, entre outras exigências.

Procurada, a Renault informou que divulgará, em breve, como ficaram os valores de potência e torque dos seus carros após ficaram em conformidade com o Proconve L8. Isso sugere que houve uma redução de potência pelo menos para o Renault Duster, único modelo com motor 1.3 turbo em produção atualmente. A Oroch 1.3 turbo saiu de linha.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A produção nacional do motor 1.3 TCe é estratégica, porém. Ele será o principal motor do Projeto 1312 (o possível Renault Boreal), um SUV médio que estreia no segundo semestre para ser o maior e mais tecnológico automóvel da Renault já fabricado no Brasil, concorrendo com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Você pode conferir mais detalhes aqui.

Nacionalizado enquanto demanda europeia reduz

Motor HR13 /1.3 TCe
Motor HR13 /1.3 TCe (Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

Desenvolvido sob uma parceria entre a Renault e a Mercedes-Benz, o motor HR13 foi lançado na Europa em 2018 e chegou ao Brasil primeiro equipando carros da Mercedes, como os Classe A, CLA e GLB – justamente com 163 cv. Hoje, também está presente em alguns Dacia e Nissan. Mas as aplicações na Europa estão diminuindo.

O último Renault lançado na Europa com o motor 1.3 TCe foi o Austral, em 2022. Mas também pode ser encontrado por lá no Kangoo e no Captur, que já perdeu a versão de 160 cv. As próximas são as versões de 140 e 130 cavalos, que têm sistema híbrido leve de 12V.

Continua após a publicidade
Novidade entre os SUVs médios
Renault Austral (Divulgação/Quatro Rodas)

Seu substituto é um motor três cilindros 1.2 turbo que já equipa o Dacia Bigster (a base do projeto 1312, por sinal) na Europa. Híbrido leve, esse motor promete menor consumo em suas versões com 130 e 140 cv, além de emissões pouco menores – cerca de 3 g/km, o que pode representar muito para as metas da Renault pensando em larga escala. Mas é uma troca a contragosto dos europeus, que gostam do 1.3 turbo.

Quem é a Horse?

A Horse Powertrain é uma joint venture entre a Renault e a Geely, que uniu as respectivas divisões de motores a combustão em uma única empresa que fornece motores para todas as marcas dos dois grupos: Nissan, Mitsubishi, Volvo, Lynk&Co, Dacia e Proton, além de outras fabricantes. A Horse também é a responsável pela fabricação do motor 1.0 TCe de 125 cv que equipa o Renault Kardian.

A fábrica da Horse no Brasil fica em Curitiba (PR) e recebeu um investimento de R$ 100 milhões em 2024 para viabilizar o novo motor. O início da produção do motor 1.3 turbo no Brasil evita a importação dos motores prontos da fábrica de Valladolid, na Espanha.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.